Minas Gerais, terceiro maior produtor têxtil e de confecção brasileiro, sofre com a queda na produção no setor. Somente nos primeiros seis meses deste ano, a produção têxtil no Estado diminuiu 8,5%, em relação ao mesmo período do ano passado. Com um faturamento de aproximadamente US$ 14,2 bilhões, segundo dados do IEMI, o setor têxtil e de confecção mineiro conta com 4.224 empresas e 188 mil trabalhadores diretos. Nos primeiros sete meses deste ano, foram gerados 1.152 empregos formais, contra 1.876 postos de trabalho na mesma base de comparação em 2013.

 

Com o objetivo de informar e capacitar os empresários mineiros sobre o panorama do setor, a Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit) por meio do Texbrasil (Programa de Internacionalização da Indústria da Moda Brasileira, desenvolvido pela Associação em parceria com a Apex-Brasil), realizará no próximo dia 11 de setembro, o seminário “Circuito Abit Texbrasil Competitividade e Internacionalização”.

 

O evento, que será realizado em Divinópolis, na Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), é dirigido a empresas do setor têxtil e de confecção. Abordará as perspectivas do segmento, agenda de prioridades e de competitividade do setor e agenda de relações do trabalho da indústria, dentre outros temas .

 

As inscrições já estão abertas. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail sinvesd@sinvesd.com.br ou pelo telefone (37) 3222 3854.