Marina Assis

 

O programa é desenvolvido em escolas (Foto: Divulgação)

O programa é desenvolvido em escolas (Foto: Divulgação)

O Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), em Divinópolis, já beneficiou, em 13 anos, 45 mil crianças. A iniciativa é uma adaptação brasileira ao programa Norte-Americano D.A.R.E. e existe atualmente em 58 países. Amanhã (06) 1,5 mil crianças irão se formar.

 

O Proerd é um programa preventivo que orienta os jovens a tomarem suas próprias decisões sabendo sobre os riscos e consequências de cada ação e escolha. Em algumas cidades onde as atividades são desenvolvidas houve queda na violência entre jovens. Em Nova Serrana, por exemplo, a redução foi de 59%.

 

O índice faz parte de um levantamento realizado pela Polícia Militar da cidade, em Divinópolis ainda não há os números do reflexo do programa.

 

Participantes

 

A idade das crianças participantes varia já que existem três etapas: o Proerd para educação infantil; para alunos de 5º ano; e para os adolescentes do 7º ano. Para cada faixa etária há um material didático específico. As aulas são ministradas dentro das escolas parceiras da Polícia Militar.

 

“Dentro da escola o foco é a família, escola e Polícia. Não falamos mais sobre as drogas. Hoje em dia todos conhecem as drogas, falamos sobre a prevenção e sobre a importância de negar, de frequentar locais com drogas”, afirma sargento Ronaldo.

 

Em Divinópolis, será realizada nesta sexta-feira (06) a 30º formatura do projeto. São 1.518 alunos de 18 escolas da cidade recebendo o certificado de conclusão de curso. A solenidade será às 9h no Poliesportivo Dr. Fábio Botelho Notini, no centro da cidade.