Professora Maria Helena anuncia nova composição de chapa

Sem filiação partidária, vice teve o registro indeferido pela Justiça Eleitoral; Saiba como ficará a nova chapa

A chapa de candidatura de Professora Maria Helena (PT), anunciou uma nova vice. Substituindo Camila Lacerda (PCdoB), Simone Leite, do mesmo partido, é a nova postulante ao cargo no Executivo.

A definição ocorreu após o cadastro de Camila Lacerda, para as eleições municipais deste ano, ser julgado como indeferido, pela Justiça Eleitoral, que já iniciou a avaliação das candidaturas. Segundo o órgão, no site de divulgação de candidaturas, o cadastro da então postulante teve uma “ausência de requisito de registro”.

O PORTAL entrou em contato com Camila, que confirmou a situação e afirmou que para evitar atrasados na campanha, quis recorrer e retirou a candidatura.

“O PCdoB perdeu o prazo, por falta de conhecimento, em registrar minha filiação no TRE. Me filiaram de forma interna no partido, mas não registraram. Então, no TRE, não sou filiada a nenhum partido”, declarou.

Camila também afirmou à nossa reportagem que aprovou a escolha para a sua substituta.

Simone Leite foi escolhida como a nova vice, na candidatura de Maria Helena – Foto: Divulgação

“A Simone é uma ótima pessoa e militante feminista também. É líder da União Brasileira de Mulheres (UBM) e acredito que foi uma ótima escolha. Fico feliz em ter ela me substituindo, porque lutamos a mesma luta”, finalizou.

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), uma candidatura indeferida se define pela qual quando o candidato não reuniu as condições necessárias ao registro, que não foi apreciado pelo juiz.

Em nota, PT e PCdoB afirmaram que foram notificados pela Justiça Eleitoral em 08 de outubro, sobre a impugnação da candidatura de Camila Lacerda. Os partidos declararam que após a avaliação da dificuldade que teriam para sustentar essa candidatura, em possível recurso judicial, a pedido da antiga vice, a coligação partidária decidiu fazer a substituição da mesma por Simone Leite.

Candidaturas em Divinópolis

Das nove candidaturas à prefeitura, em Divinópolis, as Sargento Elton (Patriotas), Galileu Machado (MDB), Gleidson Azevedo (PSC), Iris Moreira (PSD), Laiz Soares (SD), Marquinho Clementino (Republicanos) e Will Bueno (Progressistas), receberam o deferimento da Justiça Eleitoral, até o fechamento dessa reportagem. As de Professora Maria Helena e de Fabiano Tolentino (Cidadania), ainda aguardam julgamento.

Destas candidaturas, tanto a de Galileu Machado, quanto de Fabiano Tolentino, receberam pedidos de impugnação, por meio do Ministério Público.

Dentre as 340 candidaturas à vereador, até o momento, 273 estão deferidas e 66 aguardam julgamento. Entre os postulantes ao Legislativo, já houve uma renúncia registrada, sendo a de Zé Gomes, que era candidato pelo PSD.

Marcelo Lopes

Marcelo Lopes

Graduado em jornalismo e apaixonado por esportes e histórias.

Deixe seu comentário

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do PORTAL GERAIS. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O PORTAL GERAIS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.