3 casos foram confirmados na cidade e um é investigado (Foto: Reprodução)

Medida é para detectarem a presença de carrapatos; Escolas passam por dedetização 

Portal Centro-Oeste

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) dedetizou a Escola Municipal Oribes Batista Leite, no Bairro Planalto, nesta sexta-feira (07). Na semana passada, professores detectaram a presença de carrapatos em quatro alunos. Uma servente também estava com carrapato.

Professores da rede municipal também identificaram um carrapato em uma criança no Centro Municipal Educacional Infantil (Cemei) Rafael Nunes no bairro Santa Lúcia. O espaço também passou por dedetização.

A Escola Municipal Darcy Ribeiro também passou por duas dedetizações por estar ao lado do Parque da Ilha, local com acesso restrito ao público. A medida é por período indeterminado e reforça as ações de saúde pública tomadas pelo município no sentido de combater possíveis casos de febre maculosa.

Todos os professores da rede municipal estão orientados a verificaren a pele das crianças, no entanto a participação da comunidade escolar na prevenção é de extrema importância.

De acordo com a Secretaria Municipal de Educação (Semed), é importante que pais e responsáveis fiquem atentos. Apesar da área de maior preocupação estar condicionada ao Parque da Ilha, os carrapatos podem ser encontrados em toda parte. É necessária a verificação permanente. Ainda de acordo com a Semed, é de extrema importância verificar atentamente a pele da criança, quantas vezes forem necessárias.

Casos

Nesta segunda (10) a Semusa divulgou mais dois casos suspeitos de febre maculosa. Os pacientes são duas crianças de 2 e 10 anos, moradores dos bairros Candelária e Belvedere, respectivamente.