Gabriel Rodrigues
Representantes de 50 empresas da região centro oeste de Minas Gerais e de São Paulo participaram ontem, 31, do “1º Workshop MSI – Abrangência da NR12 e suas aplicações”, voltado para a segurança do trabalho. O evento contou com cerca de 100 profissionais de 16 cidades e apresentou como a norma pode ser implantada no ambiente de trabalho.
A NR-12 é um regulamento que estabelece requisitos mínimos para o trabalho seguro em máquinas e equipamentos abrangendo desde o projeto até o descarte das máquinas e as diversas interações com os trabalhadores em todas as fases de utilização. Para o idealizador do evento, o empresário Nivaldo Ferreira, a ideia do seminário é desmistificar a norma e apresentar de forma clara como ela pode ser implementada na empresa.
“A nr12 não é uma certificação. Através dela, são feitas faz adequações nas máquinas para que atinjam um nível de segurança aceitável para diminuir acidentes. A norma trabalha para redução de riscos, implantando equipamentos e dispositivos para a redução de acidentes”, explica.
Ainda segundo Nivaldo, com a implantação da NR12, além da redução do número de acidentes, a regulamentação adere as questões legais.
“Existe uma fiscalização rigorosa do Ministério do Trabalho, que pode gerar multa e interdição para a empresa”, ressalta.
Evento
Realizado no Hotel JB, o workshop contou com a participação de colaboradores da empresa Siemens, apresentando o impacto da NR12 no mercado e soluções para empresas. Em seguida, o empresário Nivaldo Ferreira falou sobre a adequação da norma no ambiente de trabalho.
NR12
A NR12 é uma regulamentação direcionada para máquinas e equipamentos. De acordo com o Ministério do Trabalho, ela estabelece as medidas preventivas de segurança e higiene do trabalho a serem adotadas pelas empresas em relação à instalação, operação e manutenção de máquinas e equipamentos, visando à prevenção de acidentes do trabalho.