(Foto: Divulgação/UFSJ)

O Programa de Residência Multiprofissional em Saúde do Adolescente (REMSA) da UFSJ foi premiado pelo Laboratório de Inovação sobre boas práticas na Atenção de Adolescentes e Jovens, do Ministério da Saúde, que tem como objetivo identificar e valorizar práticas inovadoras voltadas para a saúde de adolescentes e jovens no Brasil.

De acordo com o coordenador da Residência, Prof. Alisson Araújo, foram inscritos 62 trabalhos e dentre eles, 18 propostas foram selecionadas para receber a avaliação in loco por uma comissão de especialistas do Ministério da Saúde. “Ficamos muito felizes por estarem entre as 18 experiências brasileiras selecionadas, recebendo a visita da Profa. Drª Maria Ignez Saito, Médica Pediatra e Professor Livre-Docente da USP”.

(Foto: Divulgação/UFSJ)

(Foto: Divulgação/UFSJ)

Após as visitas , foram criteriosamente selecionadas, destas 18, apenas oito boas práticas e a Residência Multiprofissional em Saúde do Adolescente está entre elas. O potencial de reprodutibilidade no Sistema Único de Saúde (SUS) e os resultados alcançados pela experiência foram alguns dos pontos observados pela equipe no processo de seleção.

A análise da Comissão de Avaliação concluiu que o projeto desenvolvido pelo programa da UFSJ é pioneiro por sua modalidade de pós- graduação latu-sensu e, por seu foco exclusivo em atenção integral à saúde do adolescente, realizado em unidades básicas de saúde. 

“O programa visa promover uma atenção multiprofissional especializada com áreas de fisioterapia, nutrição, enfermagem, psicologia, odontologia e serviço social; integra também profissionais de saúde vinculados aos postos de saúde que dele participam, inclusive médicos pediatras e ginecologistas, conquistando mudanças de paradigmas para um melhor atendimento aos adolescentes e suas famílias, havendo ainda atividades na escola” destaca o relatório. 

Proposta

A proposta enviada pela REMSA é desenvolvida em dois Centros de Saúde de Divinópolis: Niterói e São José. Essa prática é chamada Ambulatório de Integração Multiprofissional em Saúde do Adolescente e conta com a participação de docentes e também com estudantes de graduação de medicina e enfermagem e de pós-graduação em residência de pediatria e residência multiprofissional em saúde do adolescente (com profissionais das áreas de enfermagem, fisioterapia, nutrição, odontologia, psicologia e serviço social).