Falta de pagamento à empresa responsável seria o motivo, denuncia vereador
Marcelo Lopes
O Pró-Transporte pode paralisar mais uma vez, segundo o vereador e vice-presidente da Câmara Municipal, Josafá Anderson (PPS). Durante o pronunciamento realizado na reunião ordinária desta quinta-feira (10), o parlamentar citou os motivos e as dificuldades que a empresa responsável pelas obras do programa está passando, de acordo com ele, há mais de um ano.
“O programa já vem andando lentamente, até não por culpa da empresa, que está atuando honradez e caminhando com compromisso. Todavia, ela tem um limite de investimento. Já existem obras que foram executadas pela Perfil, que já tem um ano e ainda não recebeu. Vemos que há uma sobrecarga sob a Caixa Econômica Federal, eu já estive lá e eles compareceram na prefeitura também. Não está tendo repasse, pois são dois fiscais para 106 municípios”, relatou Josafá ao PORTAL.
Josafá também explicou, que em diálogos com a gerência da empresa de obras sobre as manutenções no bairro Nova Fortaleza I, foi comunicado que a área pluvial do local foi concluída, para que o que já tinha sido feito não fosse danificado. Porém, outras atividades não tiveram os devidos andamentos, com a justificativa de ausência dos repasses para realizá-las. Entre as partes, Caixa Econômica Federal, Prefeitura e Perfil, ainda não há um entendimento.
“Sobre a questão da pavimentação e dos passeios, irão ser interrompidos, até que haja uma normalidade sobre o pagamento, por parte da CEF. A Caixa alega, em um tempo oportuno que foi por falta de documentação da Prefeitura. Porém, ontem (09), em reunião com Júlio Campolina e o prefeito Galileu Teixeira Machado (MDB), o município afirmou que toda a documentação pedida pelo banco havia sido apresentada”, explicou.
Mediante isto, o vereador, através da Comissão de Administração da Câmara, está convidando a Usina de Projetos, a Caixa e a Perfil, para uma reunião na Casa. De acordo com o Josafá, a data, até o momento, está sendo marcada para a próxima quarta-feira (16), mas ainda precisa de uma confirmação.
“O nosso papel é estar fiscalizando e agora esperamos ajustar essa questão, para que não traga prejuízo para a comunidade”, finalizou.
Outro lado
No dia 09 de março a prefeitura informou que as frentes de trabalho estavam nos bairros Nova Fortaleza e Jardim das Oliveiras. Ao todo estão no projeto 314 ruas. Os recursos para as obras chegam pelo Governo Federal com contrapartida da Prefeitura de Divinópolis.
Ao todo serão investidos R$ 15,9 milhões na segunda etapa. Foram concluídos 11,5 mil metros quadrados e 3,9 mil metros quadrados de rede pluvial. Além do Nova Fortaleza e Jardim das Oliveiras, Belvedere, Candelária, Nova Holanda, Santa Rosa, Santa Lúcia, Padre Eustáquio, Grajaú e Nações são os bairros beneficiados com o Pró-Transporte.
Até então, 65% das obras tinham sido concluídas, representando R$8,8 milhões do total.
Em nota, a prefeitura reafirmou o balanço divulgado acima e disse não ter informações sobre paralisação das obras.