O programa Palavra Aberta da TV Câmara, com a participação do deputado Jaime Martins, que seria exibido hoje foi transferido para o próximo dia 22, às 8h15m e às 21h15m. A produção teve que substituí-lo por um programa mais factual.
Na entrevista, feita pelo jornalista Paulo José Cunha, o parlamentar fala sobre reforma política, tema que está sendo discutido em Comissão Especial da Casa Legislativa. Durante os cerca de 15 minutos do Programa, o parlamentar defendeu uma série de mudanças como a adoção da candidatura avulsa, quando o candidato concorre ao pleito sem vínculo com partido. Defendeu ainda o financiamento misto de campanha com regras rigorosas para a doação feita por pessoa jurídica.
Jaiminho Martins falou também sobre mudança no sistema de suplência para senadores. O sistema atual, no qual o suplente faz parte da chapa do senador e não recebe voto diretamente do eleitorado, é criticado por Jaime Martins que defende que os candidatos ao Senado mais votados e não eleitos façam parte de uma lista de suplentes em ordem decrescente de votação. Durante a entrevista, o deputado expôs argumentos para essas e outras mudanças.
O relatório da Comissão Especial da Reforma Política vai ao encontro do que defende Jaime Martins quando prevê o fim da reeleição para cargos do Executivo e mandato de cinco anos.O substitutivo às PECs da reforma política fixa também nova regra para a suplência de senador conforme defende Jaiminho Martins.