Skip to main content

Projeto “a sua essência” está de volta e realiza segunda edição

A segunda edição do projeto “a sua essência” da fotógrafa Cristiane Silva está de volta após quatro anos desde a primeira edição em janeiro de 2018. A iniciativa é voluntária e tem como objetivo mostrar através da fotografia e da fotogenia das pessoas o que realmente as representa em seu íntimo. O que as caracteriza como seres humanos, personifica sua essência, o que as faz se sentirem bem sem ter o” padrão exigente” em seu meio social.

Flávia Gontijo é a primeira convidade para a segunda edição do projeto – Foto: Cristiane Silva

O projeto contribui para dar visibilidade e ser também mais uma via a dar voz as pessoas e suas verdades. “Acredito muito que hoje todos precisam estar em diversos espaços para serem vistos e respeitados como verdadeiramente são” – Cristiane Silva.

A proposta com essa segunda edição é visibilizar outras essências e outras lutas cotidianas, e não apenas dentro dos padrões de beleza, mas, principalmente sobre os propósitos, a cultura e as lutas das pessoas convidadas para essa oportunidade. A profissional escolheu três pessoas que contribuem com sua existência e seus feitos para uma sociedade mais equalitária, inclusiva que respeite as diversas e os diversos que somos.

A primeira edição do projeto trouxe histórias de superação dentro do universo das pessoas convidadas focando a autoestima, as superações, reconciliações e a aceitação da sua beleza singular. A proposta foi trazer a estética da beleza um proposito e sentido para os retratos, apresentando referências que traziam isso nas imagens. Para Silva é algo muito mais interno do que externo, explorando diversos tipos de beleza, que nos faz questionar os padrões impostos e valorizar as singularidades.

O projeto “a sua essência” é voluntário realizado em Divinópolis no estúdio da Fotógrafa com a parceria do Cineasta e Publicitário Alisson Resende e da Especialista em beleza Lidiane Lima.

“Eu acredito que o principal, o mais importante de contribuir com este projeto é por que a fotógrafa Cristiane Silva, propõe algo de desruptura. Ela não propõe algo como antigamente, uma capa de revista foto chapada ou uma foto que a gente vai tentar esconder as imperfeições que eu não consideraria imperfeições, são as nossas realidades, as marcas que a gente tem no nosso corpo. Então, eu acho que o projeto a nossa essência é isso, para além da realidade estética, é a realidade interna da pessoa, porque quando a pessoa sabe que ela está ali se doando para uma sessão de fotos no qual ela pode ser literalmente ela, sem ter que encarnar um papel ou sem ter que pensar assim: depois essa foto terá que ser modificada para esconder isso, essa foto tem que ser modificada para esconder aquilo. Eu acho que esse é o grande motivo para a gente querer participar deste projeto, é a importância dele. Porque hoje em dia na pressão que todo mundo vive de rede social, da vida perfeita que não existe, esse projeto veio para dizer que: tudo bem ser a gente mesmo” – Alisson Resende

“Estar envolvida no projeto a sua Essência é valorizar, resgatar e incentivar a autoestima, o autocuidado, a diversidade e inclusão”. Lidiane Lima.

A partir do mês de junho você poderá conferir o resultado desta segunda fase do projeto no perfil @a_suaessenia.

Sobre a idealizadora

Cristiane Silva ou Cris Silva é fotógrafa profissional há 12 anos com experiência nas áreas de: moda, eventos, casamentos, fotografia still, fotos pessoais, empresarias, retrato. A profissional tem amor pela profissão desde a adolescência, tendo a versatilidade, a inclusão e a diversidade como assinaturas do seu profissionalismo.

Redes sociais:
@a_suaessencia
@cristianesilvafotografias
@crissilvafotografa