Alunos da Escola Estadual Monsenhor Domingos organizam uma mostra para apresentar sobre patrimônio cultural nesta quinta-feira (26), às 16h. A instituição foi escolhida para participar do Projeto Educar do Governo do Estado, que a Prefeitura de Divinópolis aderiu através do ICMS Cultural. A proposta tem objetivo de valorizar e preservar o patrimônio público. Historiadores da Secretaria Municipal de Cultura acompanham a execução do projeto nas escolas.
Para esta atividade foi escolhido o Museu Histórico de Divinópolis. O prédio com grande valor histórico já foi o local onde a escola funcionava e se transferiu após um incêndio. Algumas histórias e fatos ligados ao casarão que agora funciona o museu foram trabalhadas e serão apresentadas na mostra.
De acordo com a historiadora da prefeitura, Karine Mileibe de Souza, é o segundo ano do projeto realizado em Divinópolis. Em 2015, foram escolhidas as escolas Hermínia Corgozinho – que já encerrou as atividades – e a Monsenhor Domingos. “O projeto é realizado em etapas. Primeiro o professor de história apresenta conceitos iniciais sobre patrimônio histórico e depois nós, historiadores da prefeitura, vamos à escola para ministrar palestras mais aprofundadas sobre o tema”, contou Karine.
Após a visita, os alunos fazem um trabalho de pesquisa sobre o local a ser estudado. “Na sequência é realizada uma visita ao local estudado acompanhados de uma pessoa da comunidade com grande conhecimento sobre o bem, nesse caso os alunos conversaram com uma ex-professora da escola que trabalhava no local na época do incêndio. Após a visita os alunos fizeram uma redação registrando tudo o que aprenderam sobre o local e todo esse material é apresentado à comunidade na mostra cultura que está sendo organizada para acontecer na próxima semana”, explicou.