O tema “cidades inteligentes” é palpitante e chama cada vez mais a atenção das lideranças públicas que querem ter uma gestão de vanguarda. Há 115 quilômetros de Belo Horizonte, Carmo do Cajuru, é referência mundial.
Desde 2017, a cidade de pouco mais de 23 mil habitantes tem se posicionado em ranking internacional a partir do projeto firmado pelo prefeito Edson Vilela. Isso com o uso da tecnologia e inovação para o crescimento com sustentabilidade. Além disso, para a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos.
A Parceria Público Privada, a PPP, também garante ao município uma rede de dados estável e segura.
A estrutura de telecomunicação vai além. Hoje, o sistema inclui treze câmeras de monitoramentos, nove delas monitoram placas de veículos que saem e entram na cidade.
O projeto “Cidade Inteligente” em Carmo do Cajuru também inclui usina fotovoltaica que abastece, assim, parte dos prédios públicos. 60% da capacidade abastece o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE). A economia chega a 54% em relação ao consumo da concessionária.
Referência
O arranjo contratual desenhado, então, para a prefeitura de Carmo do Cajuru também será modelo para um estudo de viabilidade de um programa federal. Portanto, para os mais de 5 mil municípios brasileiros.