Deverão ser criadas de 450 e 500 vagas na região comercial do município; Valor ainda não foi definido

Tramita na Câmara de Cláudio projeto que cria o estacionamento rotativo. Com frota de 9 mil veículos de pequeno porte, o governo alega “acesso democrático” às vagas. A matéria foi aprovada nas comissões e deverá ser votada pelos vereadores nesta segunda-feira (16/8).

O rotativo integra o projeto de municipalização do trânsito. Deverão ser criadas de 450 e 500 vagas na região comercial do município de pouco mais de 28,8 mil habitantes.

A expectativa é que uma única vaga, hoje utilizada por cerca de cinco horas, seja usada por pelo menos cinco veículos no mesmo período.

Municipalização

Até 2017 o governo do estado repassava 50% das multas de trânsito e recolhimento de impostos para os municípios.

“Com a municipalização, todas as notificações, impostos dos veículos emplacados na cidade passam a ser destinadas a uma conta especial do município”, explicou o diretor de trânsito, Amilton José Rabelo

Dentro desta dinâmica criou-se o processo de estacionamento rotativo.

“Como a cidade vem crescendo muito, estamos com dificuldade do uso de vagas na área comercial de atividade financeira, porque são muitos carros”, afirmou.

Estudo

Caso o projeto seja aprovado, o estudo será desenvolvido pelo departamento de obras, responsável pela coordenadoria de trânsito, para avaliar quais serão as ruas que irão integrar o projeto.

“Quando cria o estacionamento, a tendência é o usuário fugir da área para não pagar o rotativo, que não é um preço que pesa no bolso do cidadão e dá direito para todo mundo usar a mesma vaga. Vai lotar as ruas no entorno da cidade, então temos que fazer um estudo bem aprofundado para saber quais serão as ruas que vão contar com o rotativo”, explicou.

O valor também será definido a partir deste estudo, assim sobre quem caberá a fiscalização, se aos agentes de trânsito ou a guarda municipal, por exemplo. Outra alternativa é a terceirização.