Azimute Norte é implantado em outras unidades e abre espaço na prática do esporte orientação

Alunos e professores do Cefet Divinópolis, vem, através da prática de um esporte chamado orientação, obtendo diversos resultados positivos. Os frutos colhidos são tanto no aprendizado, quanto em reconhecimento.

Para os leigos, nas provas desta modalidade, os praticantes têm como tarefa percorrer os pontos de controle marcados em determinado local. Essas áreas são desconhecidas. Ele fazem o trajeto com a orientação de uma mapa e bússola. A ideia é completar a prova no menor tempo possível.

Projeto

O sucesso da orientação se deve a execução de uma iniciativa, chamada Azimute Norte. Criado em 2009, a iniciativa passou, em 2016, de um projeto, para um programa de extensão. Com isso, o mesmo pode atuar em outros campus e também escolas da comunidade externa, como explica a professora Nádia Mello.

“Essa iniciativa tem como projeto o esporte orientação e com essa atividade, dentro do Cefet temos vários projetos que buscam desenvolver produtos e materiais para o desenvolvimento desse esporte.”, explicou a educadora ao PORTAL.

Dentre estes projetos, existe um software em testes, chamado de Orientek, desenvolvido com a ajuda de alunos e professores de diversas disciplinas, como Técnico em Informática, Produção de Moda (na questão dos uniformes para a prática da orientação) e de Mecatrônica (que desenvolve a premiação dos eventos promovidos pelo Cefet, como a Copa Azimute Norte, com a produção de troféus e medalhas, em impressão 3D).

Copa Azimute Norte

A competição fecha as atividades promovidas durante todo o ano. Em 2018, o Cefet foi campeão brasileiro estudantil, em Campo Grande – MT e também conquistou o título mineiro de orientação. Neste ano, cerca de 232 participantes se inscreveram para participar da Copa.

“Este ano foi recorde, com muitas escolas, todas as unidades estavam aqui […] A cada ano desenvolvemos um tema e em 2018, foi foram os 110 anos do Cefet MG”, explicou Nádia.

Reconhecimento

Com os resultados obtidos, o Cefet encaminhou um convite ao presidente da Confederação Brasileira de Orientação (CBO), Luiz Sérgio Mendes. Eles o convidaram para visitar Divinópolis e conhecer as atividades, que foram aprovadas pelo mesmo durante a última semana. Com isso, outros frutos poderão ser colhidos.

“Estamos começando a ter este reconhecimento. Estamos inseridos na Confederação Brasileira Desportiva. Este ano, por exemplo, o Brasil vai selecionar alunos para representar o país no exterior, nos campeonatos estudantis. A orientação está sendo implementada como um projeto de extensão”, ressaltou Nádia.

Estudantes

O esporte atraiu mais de 200 participantes este ano (Foto: Divulgação)

Para o estudante Frederico Capanema o projeto deu mais oportunidade de conhecimento aos alunos.

“No caso da Copa eu participei da parte da apuração, que é onde geramos todos os resultados dos participantes e ministra os tempos gastos com cada um, nos percursos que eles fizeram”, disse o aluno.

A professora Andréia Marcelino, que ajuda na melhoria do condicionamento físico dos estudantes para a participação nas provas, também ficou feliz com o reconhecimento. A esperança é que o esporte tenha ainda mais espaço.