Projeto de Jaime promete revolucionar a economia Brasileira
A Câmara dos Deputados aprovou na quinta-feira (19), o Projeto de Lei 2148/15, que regulamenta o mercado de carbono no Brasil. De autoria de Jaime Martins Filho, a proposta cria o Sistema Brasileiro de Comércio de Emissões de Gases de Efeito Estufa (SBCE), estabelecendo tetos para as emissões de gases poluentes. Além de um mercado para a negociação de títulos de crédito de carbono. A medida foi aprovada por 301 votos a favor e 81 contrários e ainda passará por nova análise no Senado.
Jaime Martins Filho, autor do projeto, destacou a importância dessa regulamentação para a economia brasileira, ressaltando seu impacto tanto no setor primário quanto no secundário. “Isto tem um impacto enorme no setor primário e secundário da economia, pois toda e qualquer forma de investimento ambiental passa a ter possibilidade de geração de crédito de carbono. Estes créditos podem ser garantia financeira em qualquer negócio, a partir da sua normatização. Inclusive, cria um mercado na bolsa de valores para negociação destes títulos de crédito de carbono”, afirmou.
Conforme as informações, o projeto também visa ajudar o Brasil a cumprir os compromissos estabelecidos no Acordo de Paris, permitindo que empresas que emitam menos gases do que o limite estabelecido possam vender a diferença no mercado. Sendo assim, incentiva a redução de emissões e a promoção de tecnologias mais sustentáveis.
Para tratar do assunto que é de interesse mundial, Jaime estará ao vivo em seu instagram (@jaimemartinsmg), nesta sexta-feira (20) a partir das 16h30min. Através da Live Fala Jaime!