Amanda Quintiliano

A Campanha da Fraternidade 2017 irá unir quatro entidades em Divinópolis. Com o tema: Biomas Brasileiros e Defesa da Vida – será desenvolvido um projeto pela Diocese de Divinópolis – somando 25 municípios, o Ministério Público, a Associação Regional de Proteção Ambiental (Arpa) e o Instituto Estadual de Florestas (IEF). A proposta foi apresentada nesta quarta-feira (01) pelo bispo Dom José Carlos.

A ideia é investir parte do dinheiro arrecadado no dia 09 de abril – Domingo de Ramos – na recuperação de nascentes e mata ciliar. De todo o montante coletado, 40% serão direcionados para o Fundo Nacional, 10% ficarão com a Diocese e 50% serão para desenvolver o projeto. A intenção é de hoje até a data outras entidades aderirem ao movimento ampliando as condições de execução, principalmente com doações.

“Vamos somar parte do recurso da Campanha, com recurso do Ministério Público e de outras entidades que queiram participar para iniciar um projeto maior que não seja apenas de recurso hídrico. Vamos atuar também na preservação da biodiversidade”, disse o representante do IEF, Geraldo.

Reflexão

Essa não é a primeira vez que o meio ambiente figura em campanhas de fraternidade. A primeira foi em 1979, depois teve em 2004, 2011 e até no ano passado. A ideia é chamar a população para a responsabilidade de cuidar e preservar o planeta.

“Quando se fala em biomas não estou falando apenas de flora e fauna, estou pensando na vida humana que depende deste habitat, do meio ambiente. O homem que cuida do meio ambiente está cuidando do próprio chão e se descuida dele está descuidando do futuro”, afirmou Dom José Carlos.

O tema será abordado nas homilias e também nos encontros de reflexão, comuns durante a campanha. O bispo afirma que a intenção é também despertar o interesse dos pais a educar os filhos com consciência ambiental.

“Isso passa pelo papai e pela mamãe que terá que ensinar o filho a fechar a torneira do banheiro para escovar os dentes, terá que acostumar o filho a reaproveitar a água que cai na biqueira do telhado. Assim como aprendemos a escrever, falar, a comer na mesa, vamos ter que partir para novas práticas com as novas gerações. Se elas não forem educadas para o respeito a natureza elas serão os predadores que fecharão as portas do mundo”, comentou.

Para mobilizar também o poder público, neste domingo (05), secretários municipais de meio ambiente das 25 cidades que compõem a Diocese de Divinópolis irão participar de um encontro na Igreja da Catedral.

Sobre o tema deste ano, papa Francisco reforça que entre os objetivos da Igreja com a Campanha da Fraternidade estão as seguintes atitudes: “contemplar, admirar, agradecer e respeitar a diversidade natural que se manifesta nos diversos biomas”.