Arthur Tótoli
Desenvolvido no município, na comunidade de Branquinhos, pelos Engenheiros Sem Fronteiras (ESF) em parceria com a Prefeitura de Divinópolis, através da Secretaria Municipal de Agronegócios, o projeto “Comunidade Sustentável ganhou o primeiro lugar no 2º Congresso Nacional dos Engenheiros Sem Fronteiras. O evento aconteceu entre os dias 8 e 11 de Outubro no Rio Grande do Sul e contou com a participação de projetos de todo o Brasil.
Aproximadamente 70 universitários, voluntários e empenhados na elaboração e execução de projetos de sustentabilidade voltados especificadamente para a comunidade, como o abastecimento de água, esgotamento sanitário, captação pluvial, entre outros. O objetivo é transformar a localidade em comunidade modelo para as demais comunidades de Divinópolis e no Brasil.
De acordo com o Secretário Municipal de Agronegócios, Paulo Marius, oito estudantes estiveram no congresso, cada um respresentando uma vertente do programa.
“ “Foram centenas de projetos de todo Brasil que entraram na disputa e o ‘Comunidade Sustentável´ foi escolhido por ser pioneiro, não existe nem do governo federal e nem da iniciativa privada um projeto tão completo voltado para as comunidades rurais”.
Ainda segundo o secretário o objetivo é expandir para as 44 comunidades da cidade.
“Estamos plantando a sementinha em Braquinhos, assim que colhermos alguns resultados vamos beneficiar outros locais. Temos vários presidentes de associações que manifestaram interesse”, completa.
Fonte: Prefeitura de Divinópolis