Skip to main content

Projeto leva orientações sobre o trânsito até as escolas

As crianças são orientadas a partir de brincadeiras (Foto: Divulgação)

As crianças são orientadas a partir de brincadeiras (Foto: Divulgação)

O mês de novembro marca o encerramento do projeto “Educação para o trânsito nas escolas”, como parte das ações desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Settrans). A visita as unidades escolares busca conscientizar estudantes e educadores sobre a importância dos cuidados no trânsito. O projeto teve início em 2008 e é realizado de fevereiro a novembro por oito agentes de trânsito.

 

Em cada escola, uma didática pedagógica diferente, adequada ao ambiente e a faixa etária dos participantes. Com atividades lúdicas, os profissionais tem trabalhado com alunos entre 2 e 7 anos. Durante a ação, eles participam de contação de histórias infantis adaptadas que abordam questões sobre as regras de segurança no trânsito. Momento de integração entre a equipe e as crianças, e com histórias divertidas como O Chapezinho Vermelho, Os Três Porquinhos e as Férias de Juca.

 

A transitolândia é mais uma atração divertida para a garotada, uma cidade mirim, com ruas, semáforos e placas de sinalização, destinada a educar e preparar as crianças em idade escolar para a rotina diária no trânsito. Os alunos percorrem todo o espaço obedecendo à sinalização semafórica e orientações quanto a passagem de pedestres na faixa, a preferência nas vias e proibição de uso de celular ao dirigir. Para os adolescentes são ministradas palestras e vídeos com intuito de criar uma interação entre os jovens e os agentes. Ao final da apresentação, outras orientações são repassadas e os estudantes podem também tirar dúvidas.

 

De acordo com a educadora de trânsito da Settrans, Consuelo dos Santos Toledo, as crianças e adolescentes aprendem como funciona o sinal de trânsito (tanto para os motoristas quanto para os pedestres), como atravessar na faixa, uso adequado do cinto de segurança e uso seguro do transporte escolar. Já nas empresas o foco é voltado para o lado informativo, como a demonstração de estatísticas de acidentes de trânsito entre outras abordagens.

 

“Através dessas ações é possível sensibilizar a população a cumprir normas e regras de circulação nas vias para que futuramente nós tenhamos um trânsito mais seguro”, ressalta a educadora.

 

A profissional destaca que o projeto vem apresentando bons resultados. “Conscientizamos e orientamos a população sobre a importância da cidadania no trânsito e as escolas reconhecem a importância deste trabalho contínuo de educar as crianças e enriquecer o conhecimento dos alunos nas salas de aula. As diretorias das escolas nos enviam cartazes com agradecimentos dos alunos, e para nós, é muito importante esse reconhecimento” completa.

 

O projeto atende alunos das redes pública e particular de ensino, além de empresas e instituições. O trabalho é desenvolvido, prioritariamente, nas escolas municipais e segue com calendário próprio ao longo de todo o ano. Escolas estaduais, particulares e empresas que tenham interesse em promover palestras educativas sobre trânsito podem solicitar o agendamento via ofício junto a Settrans, pelo e-mail transito@divinopolis.mg.gov.br, ou pessoalmente na secretaria, à Rua Espírito Santo, 257, Centro. As solicitações também podem registradas no Setor de Protocolo da Prefeitura (Guichê 1), à Rua Pernambuco nº 60.

 

Amanda Quintiliano

Sou fundadora do Portal Gerais. Jornalista por formação e paixão. Curiosa, observadora e questionadora. Mãe da Cecília, na desafiadora e gratificante tarefa de maternar, empreender, realizar-se.