Iniciativa do CRAS mobiliza voluntárias na produção artesanal de peças que ajudam a enfrentar o frio
Na tarde desta segunda-feira, (16), a Praça do Líbano, em Carmo do Cajuru, foi palco de uma ação social repleta de solidariedade e afeto. Integrantes do projeto “Mãos que Aquecem”, desenvolvido pela Secretaria de Promoção Social por meio do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), se reuniram para apresentar os trabalhos artesanais produzidos ao longo das últimas semanas.
A iniciativa tem como principal objetivo ensinar a técnica do crochê, ao passo que promove a doação das peças produzidas para quem mais precisa. Neste ciclo, foram confeccionados 85 pares de meias de lã, que serão destinados a idosos e pessoas acamadas, grupo mais vulnerável aos efeitos das baixas temperaturas típicas do inverno.
- Acidente entre ônibus e moto deixa homem ferido em Divinópolis
- Governo lança app para checar celular roubado
- Interdição parcial na MG-424 altera tráfego de Sete Lagoas a BH
- Professora agride aluno de 5 anos em escola de Lagoa da Prata
- Deputada denuncia prefeito de Divinópolis por publicidade de suplemento em prédio público
Formado por cerca de dez mulheres, o grupo de participantes dedicou tempo e carinho à confecção das peças.
Conforme destacou Cristiane Epifânio, Secretária de Promoção Social, o projeto vai além da produção de roupas:
“Essa é uma iniciativa valiosa que incentivamos pelo seu múltiplo valor social. Em breve estaremos fazendo a entrega das meias que foram produzidas esse ano e será dado início ao novo ciclo desse projeto”, afirmou.
Desse modo, “Mãos que Aquecem” é um projeto inclusivo, onde todos podem colaborar de alguma forma. Seja doando lãs, ensinando a técnica ou aprendendo o crochê para confeccionar peças em casa, a proposta valoriza o esforço coletivo e a solidariedade.
Ainda segundo Rosa Maria Fernandes, monitora de Artesanato do CRAS, o envolvimento comunitário é um dos pilares da ação:
“Esse é um projeto que todos tiveram condições de participar. Quem não sabia tricotar teve a oportunidade de doar as lãs. Quem quis aprender, veio para o CRAS e aprendeu a técnica e produziu as meias em casa. Quem sabia e quis ensinar foi voluntário e passou o seu conhecimento para frente”, explicou.
Além disso, os interessados em ajudar no projeto podem procurar o CRAS de Carmo do Cajuru, localizado na Rua Guilherme Nunes, 273, no Centro. O contato pode ser feito pelos telefones (37) 3429-1585 ou (37) 98413-1115.