Skip to main content

Projeto NefroMais completa quatro anos

A equipe multiprofissional do Centro de Nefrologia do Hospital São João de Deus (HSJD), composta por uma Assistente Social, uma Nutricionista e cinco Enfermeiros, criaram em outubro de 2009, o projeto NefroMais. O objetivo é envolver os pacientes com seu tratamento e contribuir para melhora da qualidade de vida dos mesmos.

 

O projeto foi desenvolvido a partir da necessidade de transmitir mais informações aos pacientes e acompanhantes sobre o seu tratamento e patologias, propiciando momentos de integração e esclarecimento de dúvidas, que contribuam para seu envolvimento e aderência à modalidade dialítica.

 

Segundo Giselle Marçal, Assistente Social do Projeto, o NefroMais tem cumprido com o seu objetivo, alcançando excelentes resultados e beneficiando principalmente os pacientes do Hospital São João de Deus em tratamento.

 

“Constatamos com as atividades, ótima aceitação e aderência dos clientes, o que motiva o grupo a dar continuidade buscando sempre o melhor, visto que é um projeto inovador que promete resultados positivos, buscando a humanização no atendimento aos clientes por uma equipe multiprofissional”, comemora Giselle.

Várias atividades voltadas para os pacientes são realizadas (Foto: Divulgação)

Várias atividades voltadas para os pacientes são realizadas (Foto: Divulgação)

 

O paciente Maldo Oliveira foi um dos beneficiados com o projeto. Por várias vezes ele contou com o apoio dos profissionais que o orientaram e o auxiliaram na resolução de inúmeros problemas.

 

“Além do tratamento dos rins, faço acompanhamento cardiológico e mesmo não fazendo o tratamento aqui em Divinópolis, através do Nefromais consegui uma consulta com um cardiologista bem mais rápido e ainda com desconto”, relata o paciente.

 

O projeto Nefromais também estende suas atividades à comunidade. Giselle Marçal explica que a principal ação do grupo é em março, quando é realizada a Campanha de Prevenção às Doenças Renais.

 

“Trata-se de um evento anual norteado pela SBN – Sociedade Brasileira de Nefrologia. A equipe multiprofissional da Unidade de Nefrologia e seus parceiros (Associação dos Doentes Renais e Transplantados, Plano São João de Deus Saúde, Universidade Federal de São João de Deus, Secretaria Municipal de Saúde e outros) se unem em atividades externas que visam esclarecer e alertar à população quanto à prevenção das doenças renais e o diagnóstico precoce”, explica a Assistente Social.

 

 

Amanda Quintiliano

Sou fundadora do Portal Gerais. Jornalista por formação e paixão. Curiosa, observadora e questionadora. Mãe da Cecília, na desafiadora e gratificante tarefa de maternar, empreender, realizar-se.