Foi protocolado na tarde desta segunda (13/12) o projeto de lei n. 235/2021 de autoria do vereador Eduardo Azevedo (PSC) que proíbe a implantação de banheiros unissex e multigênero em estabelecimentos e eventos privados e públicos em Divinópolis.

Segundo a justificativa do projeto, “a criação nos tempos atuais de banheiros “multigêneros” ou “unissex” configuram uma ameaça aos usuários, especialmente crianças, adolescentes e mulheres, pois não há como impedir que oportunistas frequentem esses locais”.

Um dos objetivos apontados é “a preservação do direito constitucional à privacidade e a prevenção da ocorrência de crimes contra a dignidade sexual, a liberdade sexual e outros crimes sexuais contra vulneráveis”.

O projeto de lei faz a ressalva de locais em que não é possível a implantação de banheiros específicos para cada sexo, sendo que, neste caso, “fica autorizado o uso de forma alternada e individual deste ambiente sanitário por homens e mulheres, respeitando sua privacidade”.

O autor afirmou ainda na justificativa: “Não podemos permitir que modismos ideológicos se sobreponham à segurança não só das mulheres como também das nossas crianças”.