A atração é gratuita (Foto: Divulgação)

Com apoio da Prefeitura de Divinópolis, os atores do Projeto Trilhos Culturais, apresentam a montagem do espetáculo de teatro de rua: “Dos Trilhos ao Futuro”. A apresentação será na Praça da Catedral, em frente ao Museu de Divinópolis, neste domingo (16), às 10h.

A apresentação da peça pelos jovens multiplicadores de conhecimento, inclui a participação de alunos da Escola Estadual Manoel Corrêa Filho. Além do teatro, haverá malabares, e muita diversão gratuita. Essa será a terceira apresentação do espetáculo, que já passou por Betim e Belo Horizonte.

A proposta do projeto é levar para as comunidades às margens das ferrovias, as boas práticas para uma convivência amigável entre a comunidade diante da ferrovia. Além de proporcionar a motivação por uma vida melhor, com bons exemplos de transformação social, apresentado por seus pares, por meio de ações culturais, lúdicas e teatrais.

A atração é gratuita (Foto: Divulgação)

A atração é gratuita (Foto: Divulgação)

Apresentado pelos jovens multiplicadores em cada cidade visitada pelo projeto, que inclui municípios em Minas Gerais, Bahia, Distrito Federal, Rio de Janeiro e São Paulo, os espetáculos pretendem promover a elevação da autoestima por meio de histórias semelhantes, oferecendo acesso às artes por meio do incentivo e da participação da comunidade local.

“Juntamente com a Valor da Logística Integrada (VLI), identificamos as comunidades mais críticas no entorno das linhas férreas, que apresentam índices de criminalidade, vandalismos, entre outros, e como a comunidade se apropria da linha férrea como ponto de fuga. A partir deste levantamento, nós vamos ao local e conversamos com ONG’s, associações de bairros, escolas, para identificar a verdadeira situação e traçar um plano de atuação” explica Leo Sousa, criador do projeto.

A entrada para os espetáculos é sempre gratuita. O Projeto Trilhos Culturais é criação do escritor, consultor e produtor cultural e socioambiental, Leo Sousa, em parceria com Adriano Borges, diretor artístico e Cláudia Cabral, educadora.