Revista Bem Feminina

 

As temperaturas climáticas já estão abaixando e logo logo o verão está aí. Isto só reforça a preocupação com o peso. Daí o “projeto verão” começa a fazer parte da rotina de todas que já pensam em se preparar e garantir um corpo magrinho e sarado para a próxima estação.

 

Emagrecer demanda um conjunto de diversas medidas como a prática regular de atividades físicas e a manutenção de um cardápio equilibrado. Uma das práticas que ajuda na perda de peso é a aceleração do metabolismo. Acelerar o metabolismo potencializa o processo de perda de peso, pois quanto mais elevada a taxa metabólica, mais calorias o corpo queima ao longo do dia.

 

Alguns hábitos simples podem deixar o metabolismo a mil e facilitar o emagrecimento rápido. De acordo com a nutricionista, Cristiane Gomes Tavares, estas práticas podem ser simples e só requer dedicação e reeducação alimentar, sendo elas, não pular refeições, comer de três em três horas, incluir na alimentação todos os grupos alimentares (carboidrato, proteína, gorduras boas), beber pelo menos dois litros de água diariamente, incluir fibras na alimentação, dormir bem e praticar atividade física regularmente.

 

Abaixo segue algumas explicações sobre algumas práticas e porque elas contribuem para acelerar o metabolismo. 

 

 

 

 

Beber água geladaágua-acelera-seu-metabolismo

 

Beber água gelada, principalmente um tempo antes das refeições, ajuda a acelerar o metabolismo. Para igualar a temperatura da água a do corpo, o organismo faz um esforço maior, que resulta em um gasto calórico maior.

 

 

 

 

Várias refeições (pequenas)dica20120530110556

 

Em vez de café da manhã, almoço e jantar, fracione os alimentos em seis pequenas refeições. O organismo vai perceber que não ficará tanto tempo sem receber comida e, por isso, não precisará economizar e estocar calorias. Em duas semanas, você começa a se sentir mais satisfeita com porções menores de alimentos.

 

 

 

 

Corrermulehr-correr

 

A corrida também deixa o metabolismo a mil. Isso acontece porque esse exercício físico movimenta grandes grupos musculares e promove a liberação de hormônios, os quais estendem o tempo de gasto energético após o treino.

 

 

 

 

São pequenas mudanças comportamentais que colaboram para a perda de peso e principalmente para a qualidade de vida. Basta apenas se dedicar e querer a mudança. É sempre aconselhável procurar um profissional para organização da dieta e acompanhamento.

 

 




 

 

Saiba Mais:

 

Chá verde

 

Especialistas explicam ainda que outro aliado na hora de acelerar o metabolismo é o chá verde. Rico em cafeína, esse chá ativa o organismo, promovendo a queima de gordura. A dica é consumir o chá verde entre as refeições ou ao longo do dia, evitando o consumo à noite para não atrapalhar o sono.

 

Alimentos termogênicos

 

Os alimentos termogênicos induzem o metabolismo a trabalhar em ritmo acelerado. Estão na lista o gengibre, a pimenta vermelha, a mostarda e o vinagre de maçã.