Dois projetos dos alunos do CEFET de Divinópolis foram selecionados para a fase final da quarta edição da Feira de Ciências e Inovações Tecnológicas (Feicintec), que acontece nos dias 20 e 21 de outubro em Belo Horizonte na sede do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-Minas).
Cerca de 100 alunos do ensino superior e técnico de todo o estado vão apresentar 35 projetos inovadores na área tecnológica. Os trabalhos foram selecionados entre os 127 inscritos vindos de 43 instituições de ensino de Minas.
Os trabalhos que serão expostos na feira são o “Projeto de automação do processo de serigrafia em canetas plásticas”, e “Desenvolvimento de uma rede de instrumentação para monitoramento de cargas em tempo real”, de Divinópolis, ambos do CEFET. Da região Cento-Oeste de Minas, ainda foi selecionado o “Protótipo eletrônico para sistema de tratamento de resíduos de gases tóxicos”, do IFMG, de Bambuí.
Os cinco primeiros colocados serão premiados com valores entre R$ 4 mil e R$ 12 mil, os demais receberão menção honrosa.
Segundo o presidente do Crea-Minas, engenheiro civil Jobson Andrade, a Feicintec tem como objetivos incentivar a criação, o planejamento e a execução de projetos, além de despertar novas vocações em estudantes de cursos da área tecnológica.