“Reconhecer as potencialidades do Centro-Oeste é contribuir para dar visibilidade e, consequentemente, fomentar a economia”
Prosperar. Esse verbo está entre os desejos de milhares de pessoas no final do ano e, também, entre os anseios do PORTAL GERAIS. Desejamos um 2025 próspero para Divinópolis e todo o Centro-Oeste de Minas Gerais.
Próspero no desenvolvimento econômico e social. Próspero em ações que humanizem o atendimento à população, tornem as cidades mais sustentáveis, capazes de atrair empresas e fortalecer as já existentes.
Desde 2023, quando o PORTAL GERAIS completou 10 anos, temos reforçado parte do nosso noticiário às ações voltadas para o fomento econômico e social.
Reconhecer as potencialidades do Centro-Oeste é contribuir para dar visibilidade e, consequentemente, fomentar a economia, colocando a região no radar de grandes investidores e também do poder público.
É certo que o melhor “programa social” é a geração de emprego e renda. Contudo, para isso, há um caminho a ser trilhado. São necessários investimentos estratégicos que tornem os municípios mais atrativos.
Divinópolis, polo regional, embora tenha ocupado um espaço tímido no cenário econômico mineiro, deu passos largos em 2024. O principal deles foi o início da implantação do Gasoduto, sem dúvida um marco significativo.
Trata-se do maior investimento anunciado nos últimos anos, tanto para Divinópolis como para Igarapé, Itaúna, Juatuba, Mateus Leme, São Joaquim de Bicas e Sarzedo. Juntos, esses oito municípios respondem por 10% do Produto Interno Bruto (PIB) industrial e 7% do PIB total de Minas Gerais. Esse investimento promete ser um divisor de águas para o setor empresarial.
Outro avanço importante foi a retomada dos voos comerciais operados pela Azul Linhas Aéreas. Embora parte da população critique o alto custo das passagens, a operação do aeroporto Brigadeiro Cabral é estratégica e um diferencial para atrair empresas, além de fomentar o turismo. A conexão da cidade com o principal hub da companhia, o aeroporto de Viracopos, em Campinas, é um ganho relevante.
- Acidente entre caminhão e carreta mata homem na MG-050
- Ex-prefeito de Itapecerica, Têko assume presidência da Fundação de Arte e Cultura de Ouro Preto
- Avião pega fogo em Pará de Minas ao fazer pouso forçado
- Carga de cigarros avaliada em R$ 3,2 milhões é apreendida na MG-050 em Formiga
- Via Nascentes abre vaga para Médico do Trabalho em Divinópolis
Desafios e potencialidades
Após uma década acompanhando de perto os projetos de desenvolvimento econômico de Divinópolis e região, sabemos que ainda há muito a ser feito. Tanto o gasoduto quanto os voos comerciais são frutos de uma construção lenta, com envolvimento direto das entidades de classe. Esses projetos começaram a ser discutidos ainda na década de 1990.
Além disso, há demandas antigas, como a duplicação da MG-050 entre Divinópolis e Itaúna, e a duplicação do trecho da BR-494, que liga o município à BR-381, acesso principal para São Paulo.
São investimentos estruturantes que beneficiam uma região diversificada em segmentos econômicos.
- Nova Serrana é o maior polo calçadista de Minas Gerais;
- Santo Antônio do Monte lidera na produção de fogos de artifício e agora se destaca na indústria avícola;
- Cláudio é referência em fundição;
- Bom Despacho investe alto em tecnologia;
- Itaúna vive um boom na construção civil; e
- Carmo do Cajuru é um modelo nacional de Cidade Inteligente.
Em São Gonçalo do Pará, destaca-se a Avivar Alimentos, uma das grandes empresas do setor alimentício, responsável pela geração de empregos em vários municípios.
Representatividade e desenvolvimento
Apesar dessas conquistas, o Centro-Oeste de Minas tem potencial para crescer ainda mais e ocupar uma fatia maior na economia estadual.
Nunca antes a região teve tanta representatividade nacional. É daqui o senador de Minas Gerais, Cleitinho Azevedo (Republicanos), e a ministra dos Direitos Humanos, Macaé Evaristo (PT). Também são da região deputados federais como Domingos Sávio (PL) e estaduais como Lohanna França (PV), Eduardo Azevedo (PL) e Lucas Lasmar (Rede).
Com esse destaque, não podemos aceitar menos que recolocar Divinópolis e o Centro-Oeste na rota do desenvolvimento, promovendo não só emprego e renda, mas também qualidade de vida.
Uma economia próspera reflete no bolso e na mesa do trabalhador. Por isso, para 2025, desejamos prosperidade ao Centro-Oeste de Minas.
Cada município continuará sendo acompanhado pelas lentes atentas do PORTAL GERAIS, que, além de informar, assume o compromisso de contribuir com o desenvolvimento da região.
A partir desta segunda-feira (23/12) você confere uma série de reportagens especiais que destacam todas as potencialidades do Centro-Oeste de Minas.