Com objetivo de estabelecer políticas que garantam melhor atendimento de pacientes na atenção básica (unidades de saúde), o Ministério da Saúde está desenvolvendo uma Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) no SUS. A meta é conhecer, apoiar, incorporar e implementar experiências que estão sendo desenvolvidas na rede pública de muitos municípios e estados, entre as quais destacam-se aquelas no âmbito da Medicina Tradicional Chinesa – Acupuntura – da Homeopatia, da Fitoterapia, da Medicina Antroposófica e do Termalismo-Crenoterapia.

 

Três profissionais da Secretaria de Saúde de Itaúna participam das discussões e formatação do plano (dois encontros já foram realizados entre 28 e 30 de outubro e nos dias 20 e 21 de novembro; o próximo será nos dias 9 e 10 deste mês).

 

Na última sexta-feira (06) uma capacitação foi realizada no auditório da SMS, envolvendo cerca de 20 enfermeiros da atenção primária da rede municipal de saúde. Neste evento foi apresentada a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares do SUS aos presentes, avaliação deste tipo de atuação em Itaúna (já existem casos de prescrição de homeopatia e acupuntura em algumas unidades da cidade) e busca de apoio de mais profissionais nesse setor. A Secretaria de Saúde espera com as práticas ampliar a oferta de ações à saúde.