Se você quer mudar os frutos da sua árvore financeira, antes deve trocar as raízes, e modelar o invisível. Assim você terá excelentes resultados no visível.
Anderson Gonçalves
Gostando ou não, vivemos em um mundo de dualidade, de resultados e modelos que expressam a nossa realidade. Nesse mundo de dualidade, temos o rico e pobre, dia e noite, claro e escuro, zero e um, rápido e devagar, esses são exemplos de polos com que convivemos, ou seja de modelos. Mas quando o assunto é dinheiro, riqueza e prosperidade todos querem ficar apenas de um lado, o lado positivo, o lado do dinheiro.
Existem alguns modelos que podem te ajudar a desenvolver uma mentalidade rica e próspera. Quero apresentar nesse artigo um modelo para você criar resultado financeiro de sucesso. Vamos pensar inicialmente em uma árvore; mas o que uma árvore tem a ver com dinheiro? Pense que você seja a árvore da sua vida financeira e nessa árvore há frutos que são os seus resultados financeiros. Muitas vezes você olha para seus frutos, seus bens, e não gosta deles, pensamos que produzimos pouco durante toda nossa vida. Parece que seu salário está pouco, que não tem o carro ou casa que gostaria. Esses são seus frutos, você está satisfeito com eles?
A maioria das pessoas começam a buscar um culpado, por exemplo, “ganho pouco demais”, “eu nasci assim, cresci assim e vou morrer assim”, “o governo cobra muitos juros”, e as desculpas não param. Mas o real motivo por traz de tudo isso é que você não analisou as sementes, as raízes que geram seus frutos financeiros. Que você pode mudar o interior para depois obter os resultados exteriores. Para que uma árvore dê bons frutos, é necessário cuidar do que está debaixo da terra.
Se você quer mudar os frutos da sua árvore financeira, antes deve trocar as raízes, e modelar o invisível. Assim você terá excelentes resultados no visível.
Vivemos em um mundo de resultados, de causa e efeito, dinheiro é resultado, saúde física é resultado, saúde emocional é resultado, doença é resultado. Desde os primórdios da vida humana, vivemos em um mundo de causa e efeito. Com o seu dinheiro não é diferente.
Quero apresentar um simples modelo de mentalidade financeira que ajudará você ter resultados financeiros surpreendentes. Esse modelo determina como você pode criar sua realidade e determina sua riqueza. Isso mesmo, você determina sua riqueza, partindo do interior para o exterior e nunca o contrário.
Chamo essa fórmula de Modelo Mental de Resultados (MMR): Pà SàA=R
A mentalidade financeira de uma pessoa de sucesso passa por três estágios fundamentais, pensamentos, sentimentos e ações. As combinações desses três passos geram os resultados financeiros. Mas qual o seu modelo atual de dinheiro? Como você se programa para ter resultados financeiros de sucesso?
Primeiro passo: Os seus pensamentos têm origem em arquivos de informação que você carrega desde quando era criança, ou seja, seu DNA financeiro. Por isso a necessidade de você iniciar essa programação com pensamentos e motivações internas, que te levem a sentir algo.
Segundo passo: Seus sentimentos podem paralisar você, ou em um segundo fazer com que seu Modelo de Mentalidade de Resultados fique mais forte, condicionado e obedecendo seus pensamentos, fazendo com que o impossível, seja possível. Nesse momento pode surgir alguns sentimentos indesejados, como a raiva, inveja, entre outros, mas lembre-se você pode escolher qual sentimento deseja ter, use esses sentimentos a seu favor. Para mudar os frutos de uma árvore, mude primeiro suas sementes e raízes. Esse é o momento de olhar o outro lado da moeda, perceber que os sentimentos direcionados de forma positiva vão te levar a um estágio de prosperidade.
Terceiro passo: Após iniciar um ciclo de pensamentos positivos, cria-se os sentimentos que imediatamente irão te levar a uma ação. Por exemplo: muitas pessoas pensam que merecem ter determinado produto, sentem como ficariam felizes comprando, e agem indo até uma loja e efetuando a compra, o resultado é a compra final e possivelmente uma sensação de felicidade momentânea. Somente depois de algum tempo que percebem que não precisavam daquele produto, e que agora não tem dinheiro para pagar a fatura do cartão de crédito que venceu.
Assim são as ações que surgem em nossa vida, e segue uma ordem, primeiro os pensamentos, depois os sentimentos (desejos) e por fim as ações, que geram o resultado financeiro.
Portanto, comece a analisar como e porque seus pensamentos financeiros estão surgindo, quais os sentimentos esses pensamentos trazem, quais as ações você está tomando, e veja qual o resultado em seu bolso está produzindo.
Se a partir de hoje, você não mais recebesse seu ganho mensal, por quanto tempo conseguiria manter seu atual padrão de vida?
Se sua resposta é “alguns meses”, está na hora de rever seu modelo financeiro e começar a aprender sobre Educação Financeira Comportamental.
Mande sua dúvida para meu e-mail anderson.goncalves@dsop.com.br
que terei o maior prazer de responder
aqui na minha coluna do Portal Centro-Oeste.