Esta é uma das perguntas mais recorrentes da população, preocupados com os investimentos para aposentadoria.

 

 

washington (2)

Não há uma resposta simples e ela pode variar muito ao longo dos anos. Dependerá do seu padrão de vida atual, do estilo de vida que quer ter e principalmente da sua saúde.

O simulador que foi lançado, o Pensione 21, é de uma grande ajuda. Criado por Fabio Giambiagi e Sergio Barbosa Villas-Boas é uma das ferramentas mais interessantes que já vista na internet para auxiliar os brasileiros a planejar sua aposentadoria.

As seguradoras que vendem planos de previdência costumam ter simuladores e hoje há excelentes. Mas o pensione 21 além de ser independente, não está ligado a nenhuma seguradora, tem várias ferramentas complementares e foi criado por um dos maiores especialistas hoje no País sobre previdência, o economista Fabio Giambiagi.

Por exemplo, este detalhe que faz muita diferença: no simulador do Pensione 21, os cálculos são feitos com taxas de juro que podem variar de 0 a 6%, o que é bastante razoável. Já em outros simuladores há alternativas de até 12%, o que é muito otimista e pode induzir a erros.