Ana Amélia Vieira
O Carnaval chegou ao fim, deixando milhões de foliões espalhados por toda a parte do país e a ansiedade de que o Carnaval de 2016 chegue logo. Porém, a vida não é só festa.
O calendário cristão acaba de entrar em um novo tempo: a Quaresma. Ela acabou de iniciar, na última quarta-feira (18), e termina no último sábado de março (28), no último dia do Setenário das Dores. É a época em que a fé fala mais alta e, em sinal de devoção, deixamos de lado alguns dos nossos vícios e gostos, visando oferecer em penitência e gratidão a Jesus Cristo.
Esse tempo é marcado pela reflexão e penitências. As cores roxas e pretas predominam nas igrejas. A época é marcada por procissões, sendo as mais marcantes às da Semana Santa. Há ainda, nas cidades mais antigas e tradicionais, o Setenário das Dores, que durante sete dias relembra as dores de Maria. A orquestra toca e a celebração é quase toda em latim.
Na Semana Santa, acontecem as procissões e, na sexta-feira da paixão, a imagem de Nosso Senhor morto é colocada para visitação e adoração.
Logo em seguida, chega a tão esperada Páscoa. Mas ela não representa apenas chocolate e ovos de páscoa, mas sim a ressurreição de Jesus.
Essa celebração, pode não acontecer em todas as religiões, mas muitas delas reconhecem Jesus Cristo como o Messias. Cabe-nos respeitar os pensamentos e crenças diferentes, assim como cada uma delas reverencia Jesus Cristo. O importante é respeitar e seguir os seus ensinamentos, pois ele foi “único” quanto às renúncias e extremo amor ao próximo.
É na Quaresma que temos um tempo para refletir sobre nossos erros e de nos penitenciarmos. É nesse tempo que podemos tentar ser pessoas melhores, visando a paz, a solidariedade e o amor ao próximo.
Pense um pouco sobre isso. Reavalie seus erros e tente consertá-los, sonhe e alcance, ajude e receba em dobro… Nada é impossível e é isso que aprendemos com a Quaresma. Se você pertence a uma outra religião, reflita um pouco também. Se penitencie, reflita e ajude ao próximo. Isso fará de você uma pessoa melhor e mais consciente.