No dia 03 de setembro a Fundação Educacional de Divinópolis (Funedi) será absorvida pela estrutura da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), que integra a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, do Governo de Minas Gerais. A iniciativa assegura aos alunos regularmente matriculados na fundação – que atende as cidades de Divinópolis, Cláudio, Abaeté e Pitangui – o acesso imediato ao ensino superior público e gratuito, conforme determina a Lei nº 20.807, de 2013. 

 

De acordo com a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, de imediato quatro mil alunos serão beneficiados com a gratuidade da mensalidade.

 

A fundação foi constituída pelo próprio Estado, por lei, no ano de 1964, com a criação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Divinópolis (Fafid). Com expressiva participação na região Centro-Oeste do estado pelo envolvimento com questões ambientais e sociais, a Funedi oferece aos atuais 3.207 alunos matriculados 17 cursos de graduação, sendo eles: Administração, Ciências Biológicas e Contábeis, Comunicação Social, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia da Computação, Engenharia da Produção, Fisioterapia, História, Letras, Matemática, Pedagogia, Psicologia, Química e Serviço Social.

 

Com a estadualização das fundações educacionais, a UEMG passa a ser a terceira maior universidade do Estado, saltando dos atuais 5.700 alunos atendidos para mais de 18 mil. A implantação do projeto começou em Ibirité, na região metropolitana de Belo Horizonte, através da Fundação Helena Antipoff. Em seguida foi formalizado o processo junto a Fundação Cultural Campanha de Princesa, em Campanha, no Sul de Minas; a Fundação Fafile em Carangola, na Zona da Mata; a Fundação Universitária do Vale do Jequitinhonha (Fevale), em Diamantina, no Vale do Jequitinhonha e a de Ituiutaba. A próxima fundação a ser absorvida será a de Passos, no próximo dia 03 de novembro.