Eles confirmaram a pré-candidatura; Dois deles estão no primeiro mandato
Amanda Quintiliano
As eleições deste ano podem provocar mudanças na Câmara de Divinópolis, apesar de não terem vagas em esfera municipal. Isso porque quatro dos 17 vereadores lançaram a pré-candidatura a uma cadeira na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Sargento Elton (PEN), Eduardo Print Jr. (SD), Cleitinho (PPS) e Adair Otaviano (MDB) se declararam pré-candidatos a deputado estadual.
Dos quatro, dois são marinheiros de primeira viagem – Sargento e Cleitinho, ou seja, estão no primeiro mandato e já querem darem um salto na carreira política. Já Adair é o parlamentar que mais passou por legislaturas, cinco e Print Jr. ocupa pela segunda vez uma cadeira na câmara municipal.
As pré-candidaturas
Cleitinho lançou a pré-candidatura usando umas das principais ferramentas que o elegeu vereador: o vídeo. Em dois minutos, dividiu-se em uma gravação feita em Serra da Saudade, menor município de Minas Gerais e do Brasil, e outra voltada para Divinópolis. Ele aposta no mesmo tom “de revolta” que o fez conquistar o eleitorado divinopolitano.
Sargento Elton tem usado o discurso semelhante ao do pré-candidato à presidência da república, Jair Bolsonaro (PCS), inclusive organizando movimentos em apoio a ele. Defendendo pautas como segurança pública, não tem economizado críticas ao atual governo do Estado, assim como à classe política.
Eduardo e Adair seguem uma linha menos radical. Com discursos mais conscientes e de menos apelo popular. Quem for eleito irá encontrar um Estado quebrado, com dívida na casa dos bilhões. Arrancar dinheiro para investimentos não será tarefa fácil. Há quem diga que está deve ser uma das campanhas com menos promessas.
Esta não será a primeira tentativa do emedebista e presidente da câmara em conquistar uma cadeira na ALMG. Em 2014, Adair conquistou 10145 votos. Já Print Jr. deverá entrar na corrida a deputado estadual pela primeira vez, caso o nome passe pela convenção do partido.