Deputado federal por Alagoas e ex-procurador-geral de Justiça foi escolhido para compor a chapa presidencial do Partido Liberal nas eleições de 2026
O Partido Liberal (PL) anunciou, nesta quarta-feira (5), o deputado federal por Alagoas Alfredo Gaspar como candidato a vice-presidente da República na chapa liderada pelo senador e candidato à Presidência, Flávio Bolsonaro, nas eleições de 2026.
Antes desse anúncio, porém, o PL confirmou Alfredo Gaspar como candidato ao Senado por Alagoas durante convenção realizada na terça-feira (4), em Maceió. No dia seguinte, entretanto, a legenda mudou a estratégia e definiu o deputado para compor a chapa presidencial.
Além disso, em nota oficial, o partido afirmou que a escolha reforça a prioridade da legenda na pauta da segurança pública durante a campanha eleitoral.
“Temos grandes líderes em nosso partido, e essa escolha mostra a força do PL. Alfredo tem coragem, competência e firmeza para enfrentar o crime e ajudar a devolver a segurança aos brasileiros.”
Da mesma forma, Flávio Bolsonaro comentou a escolha em publicação nas redes sociais. No Instagram, o senador destacou a atuação política de Alfredo Gaspar.
“Um nordestino que defendeu com unhas e dentes os aposentados e pensionistas na maior fraude da história do Brasil, o escândalo do INSS. Um homem que teve coragem de pedir a prisão do Lulinha.”
- Glória Menezes morre aos 91 anos no Rio de Janeiro
- Menina de Divinópolis perde 80% da visão após cirurgias contra tumor raro e família faz vaquinha
- Morre segunda vítima de grave acidente de carro às margens do Rio São João em Itaúna
- Assossiação cobra justiça por mortes em Divinópolis: “ciclista faz parte do trânsito”
- Mostra Minas Circular terá programação gratuita em Divinópolis
Quem é Alfredo Gaspar
Natural de Maceió (AL), Alfredo Gaspar de Mendonça Neto tem 56 anos, é advogado e possui pós-graduação em Direito Público. Atualmente, exerce o mandato de deputado federal por Alagoas, iniciado em 2023.
Antes de chegar à Câmara dos Deputados, ele construiu carreira no Ministério Público de Alagoas. Entre 1996 e 2020, atuou como promotor de Justiça. Posteriormente, comandou o Ministério Público alagoano como procurador-geral de Justiça entre 2017 e 2020.
Além disso, Alfredo Gaspar chefiou a Secretaria de Segurança Pública de Alagoas em dois períodos: de 2015 a 2016 e, depois, de 2021 a 2022. Ao longo da carreira, também lecionou em instituições de ensino superior e presidiu o Grupo Estadual de Combate às Organizações Criminosas (GECOC).
Na Câmara dos Deputados, o parlamentar integra comissões ligadas à Constituição e Justiça, Segurança Pública e Relações Exteriores e Defesa Nacional. Além disso, participa de grupos de trabalho e comissões especiais voltados à segurança pública, inteligência artificial e direito digital.
Em 2026, Alfredo Gaspar filiou-se ao Partido Liberal (PL). Inicialmente, a legenda lançou o deputado como candidato ao Senado por Alagoas. Contudo, um dia depois, o partido o escolheu para disputar a Vice-Presidência da República ao lado de Flávio Bolsonaro.


