Skip to main content

R$ 100 mil em eletrônicos de importação irregular são apreendidos

By 30/09/2022Gerais

Operação foi realizada nos Correios pela Receita Federal em Minas Gerais

Na manhã de ontem, 29 de setembro, a equipe de repressão ao contrabando e descaminho e da equipe K9 da Receita Federal em Minas Gerais realizou operação no Centro de Distribuição dos Correios em Belo Horizonte. Foram retidas remessas postais, contendo mercadorias com características de falta de importação regular.

Além disso, a maior parte estava desacompanhada de Nota Fiscal. O valor aproximado das mercadorias pode superar R$ 100.000,00 (cem mil reais). A apreensão é resultado do trabalho da RFB de monitoramento de remessas postais. A maioria da carga apreendida é de produtos eletroeletrônicos. Os remetentes serão notificados para que tenham a oportunidade de comprovar a origem regular das mercadorias.

Muitos produtos importados clandestinamente trazem sérios prejuízos à saúde pública e à segurança. Eletroeletrônicos que não atendem às normas técnicas brasileiras, por exemplo, podem causar choques, incêndios ou, no mínimo, danos à rede elétrica danificando diversos aparelhos.

Além disso, a introdução clandestina de produtos falsificados, pirateados e que não recolhem os impostos devidos provocam uma concorrência desleal com os produtos fabricados no país, o que acarreta prejuízos à indústria nacional com consequente aumento do desemprego, fenômeno que os especialistas chamam de importação de desemprego