Investimento possibilitará a retomada dos voos comerciais entre a cidade e Campinas, além da ampliação de novos destinos
O Prefeito Galileu Machado assinou na manhã desta terça-feira (26), o termo de compromisso com o Ministério da Infraestrutura para a realização de investimentos no Aeroporto Brigadeiro Antônio Cabral. O documento garante a liberação de R$ 6 milhões para construção, reforma e reaparelhamento do local, permitindo, além da retomada do voo comercial ligando Divinópolis a Campinas, pela Azul, a possibilidade de ampliação de novos destinos com outras empresas aéreas.
“Estamos escrevendo, hoje, um capítulo importante na história do desenvolvimento econômico de Divinópolis, resultado de um trabalho da Prefeitura e do Deputado Domingos Sávio, fundamental em Brasília, para que pudéssemos assinar este termo”, destacou Galileu Machado.
Segundo ele, foram inúmeras visitas a Brasília, além de uma importante articulação política.
“Quem, ganha é a população, não só de Divinópolis, mas de toda região. O Aeroporto é peça fundamental em um projeto de desenvolvimento”, ressaltou o Prefeito.
Já o deputado Domingos Savio ressaltou a importância dos investimentos não somente para a retomados dos voos, como também para ampliação de rotas, já pensando no futuro.
“Os municípios que se prepararem para a pós pandemia estarão a frente economicamente e socialmente depois que este período acabar. O aeroporto tem papel fundamental no fomento econômico, turístico e de geração de emprego e renda para a região. Mais uma vez estou feliz de ter contribuído para esta conquista”.
O deputado federal destacou ainda que todos os recursos dos investimentos serão destinados pela União, não havendo contrapartida do município, o que não onera os cofres da cidade em meio a pandemia.
Também estiveram presentes o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Rafael Nogueira, e o Assessor Especial de Gabinete, José Alonso Dias, que participaram de forma decisiva no processo de negociação com o governo Federal e na formatação do documento. Infraero, empresa gestora do Aeroporto Brigadeiro Cabral, foi representado por Nonato Almeida.
O plano de trabalho prevê, entre outras ações, a aquisição de equipamentos de segurança, dentre eles o PAPI (Indicador de Percurso de Aproximação de Precisão), sinalização vertical de instrução obrigatória e instalação de uma EPTA de comunicação com as aeronaves. Estão previstos também reparos e manutenção dos pavimentos da pista e pátio, reformas dos prédios administrativos e melhorias no sistema elétrico e de iluminação. Os recursos anunciados já estão garantidos no orçamento da União. Com assinatura do termo de compromisso, o Município fica liberado para iniciar a fase dos projetos executivos e licitações.