O veículo percorrerá cinco bairros entre os dias 18 e 22 de março. A ação faz parte na eliminação e combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya
Entre os dias 18 e 22 de março, o veículo “fumacê”, percorrerá 443 quarteirões da cidade, numa operação destinada a reduzir a população do mosquito e prevenir surtos dessas doenças. Para intensificar suas ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya.
A seleção das áreas a serem atendidas pela operação fumacê baseia-se no número de notificações de casos dessas doenças registradas nas últimas quatro semanas epidemiológicas. Esse método, preconizado pelo Ministério da Saúde, visa à eficácia do procedimento, focando em regiões onde o risco de transmissão é mais elevado.
Programação dos bairros
A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), por meio da Vigilância em Saúde Ambiental, divulgou a programação detalhada da operação, que se iniciará todas as manhãs às 6h. A rota inclui diversos bairros, começando pelo Niterói na segunda-feira (18/3), seguindo para o Belvedere 2 na terça-feira (19/3), Belvedere e Belvedere 1 na quarta-feira (20/3), Manoel Valinhas na quinta-feira (21/3), e retornando ao Belvedere 2 na sexta-feira (22/3).
- Jovem baleada ao retornar de festa em São Sebastião do Oeste, precisa de doação de sangue
- Militares realizam treinamento para capacitação no combate a ataques a agências bancárias
- Cursos gratuitos estão com inscrições abertas no Senai de Arcos
- Edital de concurso de ilustração convida alunos da rede pública para ilustrar livro infantil
- Selos falsos da Anatel são apreendidos em operação de combate ao comércio ilegal de medicamentos
A Semusa enfatiza a importância da colaboração da população neste esforço coletivo de saúde pública. Medidas simples, como eliminar água parada, cobrir caixas d’água, remover pratos de vasos de plantas e manter o ambiente limpo, são essenciais para prevenir a proliferação do Aedes aegypti.
Denúncias de locais com focos
Além das ações preventivas, a população é incentivada a notificar a Vigilância em Saúde Ambiental sobre locais que possam servir como criadouros do mosquito. Essa comunicação pode ser feita pelo telefone (37)3229-6823, permitindo uma intervenção rápida e eficaz por parte das autoridades de saúde.