Receita paga terceiro lote de restituição do IR nesta quarta (31)
Foto: Marcello Casal Jr./Ag. Brasil

Os pagamentos serão realizados ao longo do dia nas contas ou via chave Pix informada. Contribuintes do RS receberam prioridade devido às enchentes.

Nesta sexta-feira (31/05), a Receita Federal paga o maior lote de restituição do Imposto de Renda já registrado, beneficiando cerca de 5,6 milhões de contribuintes. O total desembolsado será de R$ 9,5 bilhões, contemplando também restituições residuais de anos anteriores e incluindo todos os contribuintes do Rio Grande do Sul (RS) com direito a receber.

Pagamentos

Os pagamentos serão efetuados ao longo do dia diretamente nas contas ou por chave Pix informada na declaração. Devido às enchentes no Rio Grande do Sul, os contribuintes desse estado receberam prioridade neste lote.

Prioridades

A maior parte dos beneficiados, 2,6 milhões, tem entre 60 e 79 anos. Outros 1,1 milhão são professores, enquanto 886 mil são contribuintes gaúchos, totalizando mais de R$ 1 bilhão. Também estão incluídos 788 mil contribuintes que informaram a chave Pix e 259 mil idosos acima de 80 anos, além de 163 mil pessoas com deficiência ou doenças graves.

Consulta

Para consultar se está incluído no lote, o contribuinte pode acessar o site ou o aplicativo da Receita Federal. Caso não esteja na lista, deve verificar possíveis pendências no e-CAC e, se necessário, enviar uma declaração retificadora.

Se a restituição não for depositada na conta indicada, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil. Após esse período, o contribuinte deverá solicitar o valor no Portal e-CAC. Nesse caso, o cidadão poderá agendar o crédito em qualquer conta bancária em seu nome, por meio do Portal BB ou ligando para a Central de Relacionamento do banco, nos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).

Resgate e prazos

Caso o valor da restituição não seja resgatado após um ano, o contribuinte deverá requerer o montante no Portal e-CAC da Receita Federal, seguindo os procedimentos indicados. Esta medida visa garantir que todos os contribuintes beneficiados tenham acesso aos seus valores de forma adequada e dentro dos prazos estabelecidos.