Foto: Divulgação/Câmara de Divinópolis

Prédio da Loja Maçônica foi cedido gratuitamente para reuniões até conclusão da obra

A reforma da Câmara da Divinópolis está na reta final. Falta apenas a instalação das novas cadeiras de assento do público na parte do plenário. Com isso, as reuniões ordinárias voltam a ser realizadas no local a partir deste terça-feira (14/3).

O presidente Eduardo Print Júnior (PSDB) decidiu apressar o retorno ao plenário da Câmara, uma vez que o espaço cedido gratuitamente pela Loja Maçônica Estrela do Oeste de Minas, apesar de ser confortável e possuir uma ampla área, não dispõe da acústica necessária para as reuniões.

Foram realizadas nove reuniões do prédio da Loja Maçônica, além de reuniões de comissões, o que permitiu que a Câmara Municipal de Divinópolis mantivesse toda sua dinâmica institucional parlamentar, sem prejuízo ao processo legislativo e consequentemente à população.

Por este motivo, o Presidente Print Júnior em nome do venerável Mestre da Loja Maçônica Estrela do Oeste de Minas, Denilson Carlos Borges Marques, agradece a todos os membros da instituição.

“Sou muito grato ao Venerálvel Denilson e a todos os demais maçons da Loja Estrela do Oeste. O apoio deles foi fundamental para que pudéssemos continuar realizando as reuniões, em local que felizmente está ao lado do prédio da Câmara. Tudo foi mais fácil, por isso.”

“Os membros da Loja Estrela do Oeste ao nos ceder gratuitamente o espaço para montarmos o plenário provisório da Câmara, demonstraram o empenho deles para o pleno funcionamento da democracia, representada pela Câmara Municipal de Divinópolis”, destacou o Presidente Eduardo Print Júnior.

Prédio necessitava de reforma

O trabalho de melhoria da estrutura física da Câmara Municipal de Divinópolis, foi necessário, visto tratar-se de um imóvel construído na década de 60, que abrigou o Fórum. Desde que o Poder Legislativo foi instalado no local, no início da década de 90, nenhuma obra expressiva de conservação e manutenção do imóvel havia sido implementada.

No mandato da Mesa Diretora anterior, que também teve na presidência do vereador Eduardo Print Júnior, foi trocado todo o telhado da sede própria da Câmara, terminando com o drama vivido por servidores e vereadores quando chovia forte e a água escorria para dentro das salas de trabalho do segundo andar e, também, no Plenário, Plenarinho e sala da Presidência.

No final de 2022 foi realizada uma licitação, na modalidade Registro de Preço, que permitiu o empenho de cerca de R$ 388 mil para a continuidade das obras de melhoria da Câmara Municipal.

O primeiro ambiente reformado é o Plenário com a substituição dos tacos por porcelanato, troca do porta-corpo de ferro por vidro que separa o auditório e do Plenário onde ficam os vereadores, instalação de novas longarinas mais confortáveis e estimulando os cidadãos a participarem das reuniões, audiências públicas e eventos de forma presencial.

Será providenciada a substituição da porta de acesso ao Plenário por uma porta de blindex com acionamento automático para entrada e saída no auditório. O Plenário também receberá pintura nova.

A obra terá continuidade com a instalação de porcelanato no piso do Espaço de Cultura GTO e troca de todos os pisos das salas dos setores administrativos no segundo andar. Nesta primeira fase, a obra estará concentrada na melhoria do segundo andar para, logo em seguida, passar para o primeiro piso.