Com o objetivo de envolver e sensibilizar a população sobre eliminação de depósitos que possam acumular água, evitando o desenvolvimento do mosquito transmissor da dengue, a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), por meio da diretoria de Vigilância em Saúde Ambiental, realiza neste sábado (14), de 7h as 13h, uma nova etapa do mutirão de limpeza.

 

Na ocasião, serão percorridos os bairros Belo Vale, Campina Verde, Casa Nova, Dr. Dulphe Pinto Aguiar, Ipiranga, Jardim Bethânia, Jardim Brasília, Levindo Pereira, Orion, Planalto, Primavera II, Rancho Alegre, Santa Cruz, Santa Luzia, São Roque, Sion, Santo Antônio dos Campos, Tietê, Vila Santo Antônio, Walchir Resende e Prologamento Walchir Resende.

 

Com saída programada do Centro de Saúde Ipiranga, 38 agentes de saúde e nove caminhões percorrerão 29.692 residências e outros imóveis. Os moradores devem acondicionar os materiais depositados em sacos plásticos, que devem ser colocados em locais visíveis, próximos às esquinas, para serem recolhidos.

 

De acordo com a Celina Pires, apoio técnico em Vigilância em Saúde, a participação da população é imprescindível para o sucesso do mutirão e, consequentemente, para o controle da doença. “O mutirão só funciona se houver a participação de todos, se cada um recolher os depósitos de água de sua residência. Combater a dengue é ato de cidadania e mobilização social”, destacou Celina.

 

Desde o dia 09 de novembro, já foram realizados quatro mutirões nas regiões Sudeste, Sudoeste, Norte e Nordeste. Parte do material recolhido, como recicláveis, foi doado para a Associação dos Catadores de Divinópolis (Ascadi). O aterro controlado também recebeu parte do material.