Nova Serrana e Cláudio liberaram as atividades econômicas; Superintendente destaca importância do isolamento para achatamento da curva de transmissão
A Superintendência Regional de Saúde de Divinópolis e o Comitê Macrorregional Covid-19 Oeste recomendou aos prefeitos da região que mantenham o fechamento do comércio, com exceção dos serviços essenciais, reforçando o distanciamento social. A circular foi publicada, nesta segunda-feira (06), na mesma data que duas cidades liberaram as atividades comerciais: Nova Serrana e Cláudio.
No ofício, o superintendente Alan Rodrigo da Silva, cita a “Emergência em Saúde Pública de Importância Internacional – ESPII, feita pela Organização Mundial de Saúde (OMS) devido ao alto grau de transmissibilidade do novo coronavírus e também a portaria do Ministério da Saúde que declara Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional.
Ele considerou o decreto do Estado de Minas Gerias que declara Situação de Emergência em Saúde Pública em ração de epidemia de doença e também o de Calamidade Pública.
“Considerando que as medidas de isolamento e distanciamento sociais são, até o momento, as estratégias preconizadas pela Organização Mundial de Saúde, Ministério da Saúde do Brasil e Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, para “achatamento da curva de transmissão e consequente menor sobrecarga ao setor saúde”.
O superintendente também lembrou o pronunciamento do governador Romeu Zema destacando o fechamento do comércio de modo geral, excetuando os serviços essenciais, aos 853 municípios no dia 18 de março. Em 31 do mesmo mês Zema manteve restrições.
“A Superintendência Regional de Saúde de Divinópolis e o Comitê Macrorregional Covid-19 Oeste, por meio de seu Superintendente e Presidente Senhor Alan Rodrigo da Silva, no uso de suas atribuições legais, recomenda aos Municípios da Macrorregião Oeste que mantenham o fechamento do comércio local, excetuando os serviços essenciais, reforçando as medidas de isolamento e distanciamento sociais, para conter a proliferação da COVID-19”.