Divinópolis não está entre as cidades que começam a imunização em fevereiro
Divinópolis não está na lista das cidades mineiras que irão receber doses da vacina contra a dengue. Nenhum município do Centro-Oeste participará da primeira etapa. Ao todo, 521 municípios em todo o país começaram a receber o imunizante.
Cidades mineiras que vão, então, receber vacina contra a dengue:
- Coronel Fabriciano
- Pingo-d’Água
- Antônio Dias
- Marliéria
- Santa Maria de Itabira
- Jaguaraçu
- Dionísio
- Córrego Novo
- Belo Horizonte
- Ribeirão das Neves
- Sabará
- Santa Luzia
- Nova Lima
- Caeté
- Rio Acima
- Jaboticatubas
- Raposos
- Belo Vale
- Moeda
- Nova União
- Taquaraçu de Minas
As cidades brasileiras selecionadas, conforme o Ministério da Saúde, compõem um total de 37 regiões de saúde que, de acordo com a pasta, são consideradas endêmicas para a doença.
As regiões selecionadas atendem, então, a três critérios: são formadas por municípios de grande porte, com mais de 100 mil habitantes; registram alta transmissão de dengue no período 2023-2024; e têm maior predominância do sorotipo DENV-2. Conforme a lista, 16 estados e o Distrito Federal têm cidades que preenchem os requisitos.
A vacina contra a dengue
O governo recebeu 720 mil doses do imunizante Qdenga,conforme o Ministério da Saúde, oferecidas sem cobrança pelo laboratório japonês Takeda Pharma.
De acordo com a pasta, o Brasil receberá ainda cerca de 600 mil doses gratuitas da fabricante, totalizando 1,32 milhão. Além disso, o governo comprou 5,2 milhões de doses que serão gradualmente entregues até novembro.