Beto ficará no cargo até dia 31 de dezembro (Foto: Pedro Henrique Jonas)

Pedro Henrique Jonas

Todos os requerimentos foram padronizados pela secretaria de administração (Foto: Pedro Henrique Jonas)

Todos os requerimentos foram padronizados pela secretaria de administração (Foto: Pedro Henrique Jonas)

Uma nova forma de instrução normativa para requerimentos de serviços foi publicada e efetivada para os servidores da Prefeitura Municipal de Divinópolis. A medida que tem como proposta normalizar as regras que não eram formalizadas, evitar o re-trabalho dos funcionários e economizar tempo e dinheiro dos caixas públicos, é composta por 18 capítulos e 33 artigos, que foram concretizados após vários anos de tentativas.

Transferências de servidores, pagamento de férias, requerimentos de previdências e aposentadorias, além de publicação dos atos administrativos, encaminhamentos para licença médica, exames pré-admissionais e marcação de ponto biométrico, são alguns dos itens que foram revistos e modificados na normativa. 

O trabalho foi desenvolvido em ação conjunta pela equipe técnica da diretoria de administração e também responsáveis pelo RH, e outras secretarias. Segundo o Secretário Municipal de Administração, Orçamento e Informação, Beto Machado, a intenção é unificar e regulamentar as ações dentro da Prefeitura, além de garantir melhoria e estabelecer um fluxo continuo de documentos dentro da PMD.

“Criamos a normativa com o intuito de conseguir a regulamentação e estabelecimento de critérios para que os servidores possam fazer seus requerimentos, além de estabelecermos prazos para que eles possam fazer esses requerimentos dessas solicitações.”

Tempo excedido

Além disso, ele completa que antes da padronização, muitos serviços não eram bem exercidos, pois o tempo se excedia e documentos se perdiam, impossibilitando a qualidade no atendimento dos requerimentos. 

“Encaminharemos a todos os secretários a normativa para que eles tenham conhecimento e se adéquem para que não ocorra algum dissabor, tendo em vista que agora foram estabelecidas algumas regras que de certa forma nenhum secretário ou servidor poderá ser pego de surpresa.”

“Às vezes acontecia entregas de documentos fora de prazo. Muitas vezes esses procedimentos não eram realizados corretamente, pois as regras que existiam não eram formalizadas. Vai economizar tempo e evitar em alguns casos o re-trabalho”.

Requerimentos

Os servidores que tiverem alguma solicitação referente a folha de pagamento, como hora extra, vale transporte que já tinham regras pré-estabelecidas, com a aprovação desta normativa, tem um prazo de entrega dos documentos necessários até o dia 10 de cada mês.

A normativa publicada no último dia 10 pode ser acessada na página do Diário dos Municípios de Minas Gerais, e será divulgada entre os servidores da Prefeitura. Os serviços de preenchimento de formulários ainda continuam disponíveis no site da prefeitura, mas no modelo antigo, a troca acontecerá gradativamente, após o conhecimento de todos.