No dia 28 de novembro o hospital recebeu as avaliadores do MEC (Foto: Divulgação/MEC)

No dia 28 de novembro o hospital recebeu as avaliadores do MEC (Foto: Divulgação/MEC)

O Ministério da Educação e Cultura (MEC) aprovou o cadastramento do Hospital São João de Deus para receber alunos para Residências Médicas em seis especialidades a partir de 2014. A medida deixa a instituição mais próxima de se tornar hospital escola.

 

Em setembro deste ano a instituição realizou junto ao Conselho Nacional de Residência Médica, o cadastramento no site do Ministério da Educação, em sete especialidades: clinica médica, cirurgia geral, pediatria, ginecologia obstétrica, nefrologia, anestesia e cardiologia. Destas, apenas a ginecologia obstétrica não foi autorizada até o momento.

 

De acordo com o Diretor Clínico do Hospital São João de Deus, Dr. Júlio César Veloso, o hospital precisava da aprovação de apenas duas das sete especialidades para dar continuidade ao processo de implantação do Hospital de Ensino.

 

“O Hospital de Ensino só é possível com o cadastro de residências médicas. Para isso precisávamos da aprovação em duas especialidades, porém conseguimos seis, sendo três da área básica: Pediatria, Cirurgia Geral e Clínica Médica”, explica.

 

O próximo passo será o preenchimento de um formulário online que chegará até o MEC e o Ministério da Saúde, demonstrando a intenção do HSJD em se tornar um hospital de ensino. Em seguida o hospital pode ou não receber uma nova visita dos avaliadores. Dr. Júlio César explica que esta nova visita pode não ocorrer, uma vez que a instituição recebeu a avaliação positiva da Secretaria de Atenção à Saúde e do MEC.

 

“Ao preencher o formulário solicitado já podemos ter o resultado final, se somos ou ainda não um Hospital de Ensino”.

 

Com a aprovação das residências médicas nas seis especialidades, o Hospital São João de Deus lançará nos próximos dias o edital para as provas de seleção da Residência Médica, que deverão ser realizadas em fevereiro de 2014. Serão destinadas 12 vagas ao todo, sendo duas para cada especialidade. As inscrições serão abertas para todos os alunos de Medicina do Brasil. Os alunos internos que já atuam no HSJD também terão que fazer a prova unificada para garantir a vaga.

 

Com as Residências Médicas, Divinópolis terá ambulatórios específicos para ampliar o atendimento à comunidade, melhorando a assistência à população. Eles poderão ser instalados no próprio Hospital ou na Secretaria Municipal de Saúde.

 

Dr. Júlio ainda informa que o HSJD já está preparando para abrir novas residências nas áreas de Terapia Intensiva, Oncologia e Otorrino. “É um momento muito feliz e que deve ser comemorado por todos!”, finaliza.