ENEM-2024-PROVAS
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Resultado do Enem 2024 será divulgado nesta segunda-feira (13); confira detalhes sobre Sisu, Fies e Prouni

Os estudantes brasileiros que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2024 conhecerão o resultado nesta segunda-feira (13). As notas das provas realizadas em 3 e 10 de novembro do ano passado ficarão disponíveis a partir das 10h (horário de Brasília), conforme anúncio do Ministério da Educação (MEC) e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Uma coletiva de imprensa acontece na sequência para apresentar os principais dados do exame.

Resultado do Enem 2024

Os resultados do Enem podem ser utilizados para ingresso no ensino superior por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Conforme o programa, as inscrições para o Sisu começarão no dia 17 de janeiro e se encerrarão às 23h59 do dia 21, exclusivamente pelo site oficial do programa.

De acordo com o edital do MEC, o processo seletivo contará com uma única etapa, e os candidatos poderão selecionar até duas opções de curso. A divulgaçãod o resultado da chamada regular ocorrerá em 26 de janeiro.

Para participar, é necessário ter concluído o ensino médio, participado do Enem 2024, bem como ter obtido nota maior que zero na redação.

Fies: financiamento para cursos em instituições privadas

A nota do Enem também é requisito para concorrer ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que oferecerá 112 mil vagas em 2025, ou seja, 7 mil disponibilizadas no primeiro semestre e 45 mil no segundo. O programa permite que estudantes financiem cursos de graduação em instituições privadas de ensino superior.

Prouni: bolsas de estudo para instituições privadas

Outro programa que utiliza os resultados do Enem é o Programa Universidade para Todos (Prouni), que concede bolsas integrais e parciais (50%) em instituições privadas de ensino superior.

Para participar, conforme o programa, o candidato precisa atingir, no mínimo, 450 pontos na média das cinco provas do Enem e não zerar a redação.

Com informações da Agência Brasil