Amanda Quintiliano

 

Os divinopolitanos ansiosos pela retirada dos aguapés deverão aguardar um pouco mais. O papa-aguapés deverá ser colocado no Rio Itapecerica apenas na segunda-feira (01) quando já estiver assegurado. A seguradora fará a vistoria nesta sexta-feira (28). O receio é que a máquina, avaliada em R$ 1,5 milhão, apresente algum defeito e gere prejuízos aos cofres municipais.

 

Dono disse que máquina foi montada no Sul de Minas (Foto: Divulgação)

Dono disse que máquina foi montada no Sul de Minas (Foto: Divulgação)

 

Essa será a primeira vez que a empresa, com sede em Belo Horizonte, executará o serviço em um rio. Em entrevista à reportagem do PORTAL por telefone, o proprietário, Alexandre José Laredo Peixoto disse que ela foi adquirida exclusivamente para Divinópolis. A balsa foi montada no Sul de Minas e transportada em veículo especial para a cidade.

 

“Temos outras máquinas menores. Essa é de porte maior para poder ser colocada dentro de um rio”, afirmou.

 

“Agora temos que fazer um levantamento da batimetria do rio porque pode estar muito irregular, mas temos a plena convicção de que vamos concluir todo o serviço”, disse Peixoto em entrevista à comunicação da Prefeitura.

 

O trabalho será iniciado a partir do bairro Esplanada, perto da ponte que dá acesso a região central, sentido bairro Porto Velho, até a altura do campo do Guarani. Serão 85 metros quadros de limpeza que deverá durar cerca de 60 dias.

 

“A máquina vai retirar os aguapés, eles serão jogados para o meio dela; ela irá até a margem do rio e com uma esteira os aguapés serão colocados dentro dos caminhões que farão o transporte”, explica o processo, o secretário de Operações Urbanas, Dreyffus Rabelo.

 

“Os aguapés são formados 85% por água. Então, eles serão espremidos o máximo possível para serem levados para o aterro sanitário”, completou.