Escolas particulares seguem com retorno previsto para a data, desde que estejam com os protocolos aprovados pela Vigilância Sanitária

A prefeitura de Divinópolis vetou o retorno das atividades presenciais, nas escolas da rede municipal de ensino, para o dia 05 de outubro. A determinação ocorreu após uma reunião, realizada com a participação das secretarias de saúde e educação, juntamente com o prefeito Galileu Machado (MDB), nesta quarta-feira (30), que analisou a situação das instituições, frente aos protocolos do Governo do Estado e da Vigilância Sanitária.

“A secretaria de educação, em parceria com com a Vigilância Sanitária, vai adequar as unidades de ensino ao protocolo de segurança. Quando for seguro, o retorno para os alunos, professores e comunidade escolar, vamos divulgar as datas. As escolas particulares continuam com a data prevista para 05 de outubro, desde que a Vigilância Sanitária aprove o protocolo individual de cada unidade”, disse Galileu.

De acordo com a secretária de educação, Vera Prado, a rede municipal já entrou com todos os protocolos na Vigilância Sanitária e aguardará a análise do órgão, para verificar a situação com as escolas e seus diretores.

“Temos que ter um tempo para nos adequar. Estamos providenciando todas as situações possíveis, para ajudar cada escola, mas ainda não temos data definida, para a rede municipal. Daqui para frente, estaremos trabalhando a fim de adequar, de dar a segurança para os pais que quiserem mandar, pois é a opção deles, pois eles podem determinar se os filhos irão ou não retomar ao ensino presencial”, declarou Vera.

Atividades remotas seguem em andamento

A secretária também destacou que as atividades remotas irão continuar e que kits de alimentação, compostos de bens não perecíveis e da agricultura familiar, já estão providenciados para os 12.5 mil alunos da rede municipal. Os pais poderão verificar a disponibilidade com os diretores, desde que haja os devidos cuidados, nesta pandemia.

“Se a escola estiver pronta, desde todas da rede estejam, vamos definir uma data posterior (…) Agora não tem nenhuma data, conforme coloquei isso no Conselho Municipal de Educação (Comed) e para os nossos diretores. Só quando todo mundo estiver com muita segurança e responsabilidade e que cada escola estiver apta, podemos definir o retorno”, finalizou a secretária de educação.

Carreata

Ao PORTAL, a assessoria de comunicação do Sindicato dos Trabalhadores da Educação Municipal de Divinópolis (Sintemmd), confirmou que mesmo com o veto das aulas presenciais, a carreata, feita pelo Movimento Unificado Sindical, foi mantida para a tarde desta quarta.