Poliany Mota

 

Prefeito Vladimir assina Ordem de Serviço (Foto: Assessoria PMD/ Letícia Enes)

Prefeito Vladimir assina Ordem de Serviço (Foto: Assessoria PMD/ Letícia Enes)

Após várias cobranças dos moradores em relação ao estado de degradação da Praça Jovelino Rabelo, também conhecida como Quarteirão Fechado, finalmente as obras de revitalização do espaço tiveram início. O prefeito Vladimir Azevedo assinou na manhã desta segunda-feira (12) a Ordem de serviço e um Termo de Compromisso de Adoção da praça com a empresa BRZ Empreendimentos, responsável pela execução do projeto. Logo em seguida, as máquinas já começaram a quebrar a antiga estrutura.

 

De acordo com o prefeito, a revitalização foi adiantada pelo fato do espaço ser um ambiente de convivência e sediar serviços públicos importantes, como o Poder Legislativo e a Receita Federal. Ainda de acordo com ele, apesar de poderem ocorrer imprevistos na obra, que custará cerca de R$ 300 mil, a expectativa é que o espaço fique pronto em pouco mais de um mês.

 

“Se Deus quiser estaremos aqui em breve com o projeto Boa Praça, trazendo ações culturais para inaugurar a nova Praça Jovelino Rabelo. A nossa expectativa é que final de junho para início de julho nós estejamos aqui juntos novamente, para entregar esse novo espaço para a comunidade”, comentou Vladimir.

 

Modernização do Quarteirão fechado

 

Rômulo Luiz de Oliveira, assessor do prefeito, explicou como ficará o local após as obras e falou sobre o destino das plantas que estão no espaço. “A rua se transformará em um calçadão, toda nivelada, com arborização nova e com uma excelente iluminação. As máquinas da prefeitura estão aqui para transplantar todas as árvores possíveis para outras praças. Aquilo que é possível de transportar vai ser reutilizado”.

 

Plantas  serão reaproveitadas em outras praças da cidade (Foto: Assessoria PMD/ Letícia Enes)

Plantas serão reaproveitadas em outras praças da cidade (Foto: Assessoria PMD/ Letícia Enes)

 

O Secretário de Planejamento Urbano e Meio Ambiente, William de Araújo, ressaltou a importância do novo modelo para facilitar a questão de mobilidade urbana e acessibilidade. “Vamos eliminar alguns elementos da praça para facilitar a mobilidade. Para o projeto urbanístico da cidade, teremos um ganho muito grande, com um modelo de praça bem contemporâneo e atualizado. Um modelo mais simples de arquitetura facilita a ida e vinda dos pedestres, valorizando esses espaços”.

 

O representante do comércio local, João Luiz Neto, acompanhou a cerimônia e se mostrou satisfeito com o início da execução do projeto. “Não foi uma coisa rápida, foi muito delongado. Diversas vezes nós tivemos que abandonar o comércio para poder fazer reuniões, até conseguir chegar num consenso. Dentro da nossa parcela de contribuição temos muito que agradecer ao presidente da Câmara e ao prefeito municipal”, comentou.