Nova tecnologia do DER-MG monitora veículos de forma contínua, identifica carros roubados e prevê economia de R$ 76 milhões com redução de acidentes
O Governo de Minas Gerais, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-MG), inicia em junho a instalação de uma nova geração de radares nas rodovias estaduais. Os equipamentos tecnológicos atuam muito além da simples medição de velocidade. Na verdade, os aparelhos funcionam como uma ferramenta estratégica de gestão e segurança pública, pois possuem capacidade de leitura automática de placas em tempo real.
Monitoramento contra o crime e irregularidades
A nova tecnologia permite o monitoramento contínuo da circulação de veículos nas pistas. Dessa forma, o sistema identifica automóveis roubados ou clonados e detecta padrões de comportamento fora do comum, como deslocamentos atípicos e comboios suspeitos.
Além disso, a novidade amplia significativamente a capacidade de fiscalização do Estado. Práticas como o transporte clandestino e o uso irregular de autorizações especiais passam a ser descobertas com maior precisão.
O diretor de Operação Viária do DER-MG, Rodrigo Santos Colares, detalha a eficiência do novo modelo: “Se um veículo percorre o mesmo trajeto diversas vezes ao dia ou apresenta um padrão de circulação incomum, o sistema sinaliza automaticamente, permitindo que a fiscalização atue de forma muito mais assertiva”.
Foco na segurança e inteligência viária
Os dados coletados pelos radares passam por um processamento automático e geram alertas instantâneos para as autoridades. Por consequência, o DER-MG realiza uma fiscalização orientada por inteligência, o que reduz as abordagens aleatórias e aumenta o combate a crimes.
A escolha dos locais de instalação também prioriza trechos com maior incidência de acidentes, com base em estudos técnicos de geoprocessamento. Com maior controle do tráfego, o governo estadual espera uma redução expressiva de riscos nas estradas.
Os novos radares possuem potencial para gerar cerca de R$ 76 milhões em economia relacionada aos custos com acidentes. Do mesmo modo, as estatísticas desmistificam a ideia de uma “indústria da multa”. Atualmente, menos de 1% dos veículos que passam pelos radares sofrem autuação, o que comprova o papel estratégico dos aparelhos na prevenção de mortes.
- Vacimóvel e equipe itinerante percorrem Divinópolis na próxima semana; veja locais e horários
- Carro perde controle sob chuva e bate em caminhão-tanque na BR-262 em Nova Serrana
- Divinópolis terá novo Hospital do Câncer com investimento de R$ 100 milhões
- Capotamento na MG-050 deixa duas pessoas feridas em Divinópolis
- Ônibus de transporte de funcionários pega fogo no Bairro Nações em Divinópolis
Expansão da rede até 2028
O cronograma do projeto prevê a instalação dos primeiros 210 dispositivos já a partir do próximo mês. Posteriormente, o órgão vai substituir os modelos mais antigos de forma gradual. A expectativa indica que, até 2028, Minas Gerais conte com 1.300 radares inteligentes espalhados por toda a malha rodoviária estadual.
Para o Diretor-Geral do DER-MG, Matheus Novais, a iniciativa marca uma mudança de paradigma na gestão rodoviária. “Estamos saindo de um modelo essencialmente reativo para uma atuação baseada em dados e inteligência. Isso nos permite antecipar problemas, otimizar recursos e ampliar o papel do DER-MG na segurança pública e no desenvolvimento do estado”, afirma.
Por fim, o modelo de contrato por desempenho garante a eficiência do serviço, visto que o Estado só remunera os equipamentos pelo tempo efetivo de operação. No futuro, o DER-MG pretende compartilhar as informações em tempo real com a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp-MG) e com a Secretaria de Estado de Fazenda (SEF-MG).



