Reunião foi para debater a transferência de educadores afastados por doença para outras secretarias
Marcelo Lopes
O vereador e presidente da Comissão de Educação da Câmara de Divinópolis, Roger Viegas (PROS) criticou, nesta quinta-feira (10), a ausência de representantes de alto escalão do governo na audiência pública realizada, na segunda-feira (06). A reunião foi para debater a situação dos trabalhadores da educação afastados em caráter temporário ou definitivo por problemas de saúde.
A audiência foi solicitada pelo Sindicato dos Trabalhadores da Educação Municipal de Divinópolis (Sintemmd). Segundo o sindicato, alguns professores afastados da sala de aula por recomendação médica estariam sendo transferidos para outras secretarias da prefeitura, perdendo o vínculo com a educação e assim direitos a que fariam jus.
De acordo com Roger, há uma incompatibilidade nas leis, seja municipal ou estadual, que não estão sendo cumpridas devidamente.
” A cada 10 professores, 8 estão adoecidos, isso é um absurdo para nós e inadmissível ter estes números tão alarmantes em uma cidade como Divinópolis. Moramos em um município de médio porte. Imagina quantos alunos são afetados com estas doenças dos educadores?”.
Ausência
Em pronunciamento nesta quinta (09), o vereador denominou a ausência de representantes da Secretaria de Educação e de outras pastas como vergonhosa.
“Eles foram convocados e sequer mandaram justificativa, com exceção da secretária, Vera Prado. Se a própria secretária não poderia vir e o expediente da Semed, que é até às 18h e a audiência foi marcada para às 19h, qual que é o motivo de não estar ninguém presente e a secretária não poder enviar um representante?”, indagou,
Do alto escalão do governo, também foram convidados o procurador, o secretária de governo.
“Foram 5 pessoas convidadas e nenhuma esteve presente. Eles mostram, dessa forma, a falta de respeito que eles tratam os profissionais da educação em nossa cidade” disse o vereador.
Prefeitura
Procurada pelo PORTAL, a Prefeitura de Divinópolis, por meio de nota enviada pela assessoria de imprensa, confirmou que a secretária de educação, Vera Prado não compareceu à audiência, devido a um compromisso agendado anteriormente. O município comunicou que Vera e equipe estão à disposição dos membros da Comissão de Educação da Câmara Municipal para debater o assunto na Secretaria Municipal de Educação (Semed).