O balanço foi apresentado pelo Capitão Marco Paulo (Foto: Bruna Carriço/Acasp)

A 53ª Cia da Polícia Militar de Divinópolis fechou com saldo positivo em relação a redução no número de roubos registrados na cidade. O trabalho preventivo, com o auxílio das câmeras do projeto olho vivo, assim como, as frequentes operações fizeram com que em abril fossem registrados 51 roubos, 11 a menos se comparado ao mês de março, quando foram confirmados 62.

A Companhia atende, atualmente, 45 bairros localizados, prioritariamente, na zona urbana da cidade. A atuação da unidade é delimitada pela margem esquerda do Rio Itapecerica, e pelas regiões que cortam a linha férrea e os bairros que ultrapassam a rodovia MG-050.

O balanço foi apresentado pelo Capitão Marco Paulo (Foto: Bruna Carriço/Acasp)

O balanço foi apresentado pelo Capitão Marco Paulo (Foto: Bruna Carriço/Acasp)

Por atuar na região central da cidade, onde estão localizados estabelecimentos comerciais além de agências bancárias, a Cia possui características peculiares no aspecto de segurança pública. Diante da movimentação em receber pessoas de todas as partes, inclusive de outras cidades, a unidade conta com um número de pessoas flutuantes, extrapolando os mais de 70 mil residentes na área compreendida.

Para manter a ordem pública e o aumento da sensação de segurança ao cidadão que circula pela região, o comandante da 53° Cia, Marco Paulo Gontijo de Oliveira busca estratégias de policiamento ostensivo e preventivo, com a presença de policiais em locais de maior fluxo de pessoas.

Esse trabalho permite observar quais são os pontos da cidade em que são alvos da criminalidade. Com os dados mapeados, a atuação da PM consegue ser mais efetiva. A estatística comprova a boa atuação da companhia, nos últimos dois meses não foi registrado homicídio, 42 autores de crimes violentos foram presos, além de 41 armas apreendidas.