Rua Itamarandiba será Polo Gastronômico de Divinópolis

Projeto foi aprovado pelos vereadores e estabelece incentivo para bares e restaurantes com segurança, harmonia estética e melhorias na calçada

Os vereadores de Divinópolis aprovaram, nesta quarta-feira (02), o projeto que cria o Polo Gastronômico da cidade. Ele será localizado na Rua Itamarandiba, no bairro Bom Pastor. De autoria do vereador Carlos Eduardo Magalhães, a proposta visa fortalecer o turismo da cidade.

Com a lei, caberá ao governo municipal incentivar a promoção e ordenamento do local com o livre trânsito de veículos e pessoas; segurança local; harmonia estética; sinalização indicativa dos estabelecimentos participantes; a repressão ao comércio ambulante irregular; apresentações musicais, poéticas e artísticas; festivais e encontros gastronômicos e culturais; e a melhoria da iluminação e calçadas.

“A gastronomia é, muitas vezes, colocada no centro das discussões do turismo como um dos pontos de referência para festas, nas quais se coloca como atrativo e como tema, ou como parte da arte de bem receber os visitantes”, argumentou o autor do projeto.

Para o parlamentar, o turismo gastronômico “é aquele em que a gastronomia, é a principal motivadora do deslocamento humano e fomento econômico de vários municípios”.

“A gastronomia, na sua relação com o turismo, envolve a compreensão de como organizar o espaço alimentar para receber os visitantes. Nesse sentido, entendem-se as preocupações de preservação dos patrimônios gastronômicos, vistos como expressão cultural, e a adequação do espaço gastronômico (bares, restaurantes, eventos e similares) a este enfoque”, afirma.

O projeto segue para sanção do prefeito Galileu Machado (MDB).

Deixe seu comentário

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do PORTAL GERAIS. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O PORTAL GERAIS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.