Saae alerta para que moradores de Formiga economizem água

Nível do reservatório que abastece a cidade está abaixando; A última chuva foi registrada em agosto

Portal Centro-Oeste

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Formiga (Saae), emitiu uma nota, solicitando que a população do município economize água. O motivo é que desde a última chuva, registrada em agosto, a autarquia, após monitoramentos, constatou que o nível do reservatório que a abastece a cidade está abaixando.

O diretor do Saae, Flávio Passos, disse que uma inspeção também foi realizada na barragem de captação de água bruta.

“O nível está baixo, por isso pedimos para a população refletir sobre seus hábitos de consumo de água e se conscientizar de que a água será um bem que não estará disponível em abundância e a qualquer hora do dia. Caso o reservatório continue apresentando redução gradativa no seu nível, adotaremos medidas provisórias, como o rodízio de água em racionamento progressivo”, disse.

Finalizando o comunicado, o Saae listou uma série de dicas que evitam o desperdício de água. São estas:

– Ao escovar os dentes e ao barbear mantenha a torneira fechada;

– Certifique que deixou a torneira fechada;

– Feche a torneira enquanto ensaboa as mãos;

– Limpe as janelas com panos úmidos;

– Não lave a louça com água corrente. Passe rapidamente água nas louças, ensaboe os pratos e utensílios. Abra a torneira apenas para enxaguar;

– Reduza seu tempo no chuveiro e feche-o ao ensaboar;

– Não lave calçadas com mangueira. O melhor é usar uma vassoura;

– Lave o carro com balde e pano, não use mangueira. Em épocas de estiagem, evite lavar seu automóvel;

– Descarga e vaso sanitário: não use a privada como lixeira ou cinzeiro e nunca acione a descarga à toa, pois ela gasta muita água;

– Junte bastante roupa suja antes de ligar a máquina ou usar o tanque;

– Reaproveite a água usada para outros fins, como lavar garagens, calçadas;

– Ao se utilizar um copo de água são necessários pelo menos outros 2 copos de água potável para lavá-lo. Por isso, tenha seu copo de uso constante em casa, no trabalho e na escola.

Deixe seu comentário

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do PORTAL GERAIS. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O PORTAL GERAIS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.